Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52789

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMandler, Marnei Luispor
dc.contributor.authorGomes, Alexandrapor
dc.contributor.authorSantos, Luciane Mulazani dospor
dc.contributor.authorAmaral, Aruana dopor
dc.date.accessioned2018-03-19T13:09:52Z-
dc.date.available2018-03-19T13:09:52Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-84-945722-3-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52789-
dc.description.abstractNeste trabalho descrevemos e analisamos etapas de uma pesquisa de doutoramento em andamento na especialidade de Educação Matemática. Trata-se de duas práticas docentes compartilhadas, realizadas entre um professor de Matemática do Ensino Superior e uma professora de Matemática do Ensino Fundamental, na disciplina de Introdução à Teoria de Números (ITN) de um curso brasileiro de Licenciatura em Matemática. O objetivo destas práticas consiste em proporcionar condições para que conteúdos específicos da Teoria de Números possam ser abordados por meio de enfoques que considerem o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino, na escola básica, de conceitos relacionados à divisibilidade com números naturais. A professora do Ensino Fundamental foi inserida nas aulas de ITN para compartilhar conhecimentos da sua experiência profissional e auxiliar o professor da disciplina no tratamento de aspectos metodológicos e pedagógicos relacionados ao ensino da divisibilidade na Educação Básica. Com a primeira etapa da prática compartilhada obteve-se contributos advindos das considerações espontâneas desta professora. Na segunda etapa, a sua participação foi ampliada, passando a apoiar o professor do Ensino Superior na planificação, execução e avaliação das atividades. Procura-se, assim, contribuir na redução do distanciamento existente entre a formação específica do professor e a prática docente na escola.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal2.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFederación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrática Docente Compartilhadapor
dc.subjectConhecimento Matemático para o Ensinopor
dc.subjectEnsino de Teoria dos Númerospor
dc.subjectFormação inicial de professores de Matemáticapor
dc.titleConhecimentos advindos da prática docente na escola básica: compartilhando experiências na formação de professores de matemáticapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.cibem.org/index.php/es/programa/libro-de-actaspor
oaire.citationStartPage348por
oaire.citationEndPage356por
oaire.citationConferencePlaceMadrid, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationVIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actaspor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CIBEM_FINAL.pdf144,05 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID