Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52789
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mandler, Marnei Luis | por |
dc.contributor.author | Gomes, Alexandra | por |
dc.contributor.author | Santos, Luciane Mulazani dos | por |
dc.contributor.author | Amaral, Aruana do | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-19T13:09:52Z | - |
dc.date.available | 2018-03-19T13:09:52Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-84-945722-3-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52789 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho descrevemos e analisamos etapas de uma pesquisa de doutoramento em andamento na especialidade de Educação Matemática. Trata-se de duas práticas docentes compartilhadas, realizadas entre um professor de Matemática do Ensino Superior e uma professora de Matemática do Ensino Fundamental, na disciplina de Introdução à Teoria de Números (ITN) de um curso brasileiro de Licenciatura em Matemática. O objetivo destas práticas consiste em proporcionar condições para que conteúdos específicos da Teoria de Números possam ser abordados por meio de enfoques que considerem o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino, na escola básica, de conceitos relacionados à divisibilidade com números naturais. A professora do Ensino Fundamental foi inserida nas aulas de ITN para compartilhar conhecimentos da sua experiência profissional e auxiliar o professor da disciplina no tratamento de aspectos metodológicos e pedagógicos relacionados ao ensino da divisibilidade na Educação Básica. Com a primeira etapa da prática compartilhada obteve-se contributos advindos das considerações espontâneas desta professora. Na segunda etapa, a sua participação foi ampliada, passando a apoiar o professor do Ensino Superior na planificação, execução e avaliação das atividades. Procura-se, assim, contribuir na redução do distanciamento existente entre a formação específica do professor e a prática docente na escola. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal2. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Prática Docente Compartilhada | por |
dc.subject | Conhecimento Matemático para o Ensino | por |
dc.subject | Ensino de Teoria dos Números | por |
dc.subject | Formação inicial de professores de Matemática | por |
dc.title | Conhecimentos advindos da prática docente na escola básica: compartilhando experiências na formação de professores de matemática | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.cibem.org/index.php/es/programa/libro-de-actas | por |
oaire.citationStartPage | 348 | por |
oaire.citationEndPage | 356 | por |
oaire.citationConferencePlace | Madrid, Espanha | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actas | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CIBEM_FINAL.pdf | 144,05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |