Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52380

TítuloEstratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
Outro(s) título(s)Sight Reading Strategies on teaching piano in groups
Autor(es)Vilaça, Sara
Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEstratégias de leitura à primeira vista
Ensino de piano em grupo
Linguagem musical
Data2017
EditoraUniversidade da Coruña / Universidade do Minho
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoVilaça, S., Pacheco, A e Vieira, M. H. (2017). Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología e Educación, 2017, Vol. Extr, (Nº 04), A4-041--A4047, DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.2461
Resumo(s)O presente artigo faz uma revisão panorâmica sobre o paradigma da leitura à primeira vista, tema alvo de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Baseando-se nas competências da audiação, análise, memorização e orientação cinestésica foram realizadas atividades aplicadas em diferentes contextos e culminando com performances de uma leitura sujeita a avaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências funcionais, já que as vantagens que estas atividades acarretam a nível didático, pedagógico e psicossocial, superam em grande escala, as dificuldades e desafios que implicam.
This article presents a panoramic review of the paradigm of sight reading, the subject of an investigation developed during the Master Program in Music Education from the Universidade do Minho. Based on skills of audiation, analysis, memorization and kinesthetic orientation were carried out diversified activities applied in different contexts and culminating with performances of a sight reading subjected to evaluation. The results of the intervention were proved stimulating and revealed the importance of reading experiences, since the advantages that these activities entail in didactic, pedagogical and psychosocial level, far surpass the difficulties and challenges that imply. Keywords: Sight Reading Strategies. Teaching Piano in Group. Functional Language.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52380
DOI10.17979/reipe.2017.0.04.2461
ISSN2386-7418
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2461
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vilaca, Pacheco e Vieira_Revista REIPE_2017.pdf752,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID