Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52380

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVilaça, Sarapor
dc.contributor.authorPacheco, Antóniopor
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2018-03-14T15:12:20Z-
dc.date.available2018-03-14T15:12:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVilaça, S., Pacheco, A e Vieira, M. H. (2017). Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología e Educación, 2017, Vol. Extr, (Nº 04), A4-041--A4047, DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.2461por
dc.identifier.issn2386-7418-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52380-
dc.description.abstractO presente artigo faz uma revisão panorâmica sobre o paradigma da leitura à primeira vista, tema alvo de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Baseando-se nas competências da audiação, análise, memorização e orientação cinestésica foram realizadas atividades aplicadas em diferentes contextos e culminando com performances de uma leitura sujeita a avaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências funcionais, já que as vantagens que estas atividades acarretam a nível didático, pedagógico e psicossocial, superam em grande escala, as dificuldades e desafios que implicam.por
dc.description.abstractThis article presents a panoramic review of the paradigm of sight reading, the subject of an investigation developed during the Master Program in Music Education from the Universidade do Minho. Based on skills of audiation, analysis, memorization and kinesthetic orientation were carried out diversified activities applied in different contexts and culminating with performances of a sight reading subjected to evaluation. The results of the intervention were proved stimulating and revealed the importance of reading experiences, since the advantages that these activities entail in didactic, pedagogical and psychosocial level, far surpass the difficulties and challenges that imply. Keywords: Sight Reading Strategies. Teaching Piano in Group. Functional Language.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruña / Universidade do Minhopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectEstratégias de leitura à primeira vistapor
dc.subjectEnsino de piano em grupopor
dc.subjectLinguagem musicalpor
dc.titleEstratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupopor
dc.title.alternativeSight Reading Strategies on teaching piano in groupspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2461por
oaire.citationStartPageA4-041por
oaire.citationEndPageA4047por
oaire.citationVolumeVol. Extr., No. 04por
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2017.0.04.2461por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vilaca, Pacheco e Vieira_Revista REIPE_2017.pdf752,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID