Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52380
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vilaça, Sara | por |
dc.contributor.author | Pacheco, António | por |
dc.contributor.author | Vieira, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T15:12:20Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T15:12:20Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Vilaça, S., Pacheco, A e Vieira, M. H. (2017). Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología e Educación, 2017, Vol. Extr, (Nº 04), A4-041--A4047, DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.2461 | por |
dc.identifier.issn | 2386-7418 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52380 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo faz uma revisão panorâmica sobre o paradigma da leitura à primeira vista, tema alvo de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Baseando-se nas competências da audiação, análise, memorização e orientação cinestésica foram realizadas atividades aplicadas em diferentes contextos e culminando com performances de uma leitura sujeita a avaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências funcionais, já que as vantagens que estas atividades acarretam a nível didático, pedagógico e psicossocial, superam em grande escala, as dificuldades e desafios que implicam. | por |
dc.description.abstract | This article presents a panoramic review of the paradigm of sight reading, the subject of an investigation developed during the Master Program in Music Education from the Universidade do Minho. Based on skills of audiation, analysis, memorization and kinesthetic orientation were carried out diversified activities applied in different contexts and culminating with performances of a sight reading subjected to evaluation. The results of the intervention were proved stimulating and revealed the importance of reading experiences, since the advantages that these activities entail in didactic, pedagogical and psychosocial level, far surpass the difficulties and challenges that imply. Keywords: Sight Reading Strategies. Teaching Piano in Group. Functional Language. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Coruña / Universidade do Minho | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Estratégias de leitura à primeira vista | por |
dc.subject | Ensino de piano em grupo | por |
dc.subject | Linguagem musical | por |
dc.title | Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo | por |
dc.title.alternative | Sight Reading Strategies on teaching piano in groups | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2461 | por |
oaire.citationStartPage | A4-041 | por |
oaire.citationEndPage | A4047 | por |
oaire.citationVolume | Vol. Extr., No. 04 | por |
dc.identifier.doi | 10.17979/reipe.2017.0.04.2461 | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Artes | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vilaca, Pacheco e Vieira_Revista REIPE_2017.pdf | 752,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons