Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52346

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.contributor.authorAguiar, Filomena Frazão depor
dc.contributor.authorDuque, Alexandrapor
dc.contributor.authorBarros, Duartepor
dc.contributor.authorTeixeira, Helenapor
dc.contributor.authorVilaça, Helenapor
dc.contributor.authorCosta, Paulapor
dc.date.accessioned2018-03-14T13:58:25Z-
dc.date.available2018-03-14T13:58:25Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationVilaça, T., Aguiar, F.F. de, Duque, A., Barros, D., Teixeira, H., Vilaça, H., & Costa, P.A. (2017). Potencialidades do Projeto Nacional de Educação pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” em instituições não escolares. In T. Vilaça, C. Rossi, C. Ribeiro, & P. Ribeiro (Eds.), Lições Aprendidas na Formação e Práticas Docentes na Educação em Sexualidade (pp. 121–138). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-48-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52346-
dc.description.abstractO Projeto Nacional de Educação Pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, desenvolvido no âmbito do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ), é desenvolvido a partir do diagnóstico das necessidades de formação do público-alvo e recorre a metodologias ativas que visam educar os/as adolescentes para uma vivência gratificante da sua sexualidade e prepará-los/as para assumirem o seu papel de “pares educadores” de colegas mais jovens. Esta educação pelos pares dirigida a alunos/as que frequentam o 3º ciclo é dinamizada, numa primeira fase, por jovens voluntaries universitários organizados em Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI). Neste contexto, este estudo tem como principais objetivos: i) identificar a motivação dos/as alunos/as estudantes universitários para participarem no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) em sexualidade e Prevenção do VIH/SIDA; ii) identificar quais das expectativas que tinham inicialmente para o PNEP foram alcançadas no final do projeto; iii) identificar os constrangimentos sentidos pelos elementos da BUI durante a implementação do PNEP; iv) caraterizar a qualidade da formação recebida, ao longo do ano, para o desenvolvimento do trabalho com os/as colegas mais novos/as; e v) identificar os aspetos a melhorar no desenvolvimento do PNEP - Sexualidade e Prevenção da SIDA.por
dc.description.abstractThe National Peer Education Project of the Portuguese Foundation "The Community Against AIDS", carried out within the framework of the Centre for Counselling and Guidance of Young People, is developed based on the diagnosis of the training needs of the target audience and uses active methodologies to educate adolescents towards a rewarding experience of their sexuality and to prepare them to take on their role as "peer educators" of younger peers. This peer education aimed at students who attend the preparatory school from the 7Th to 9th grades. It is dynamized, in a first phase, by university students, who are volunteers in the project. In this context, the main objectives of this study were: i) to identify the motivation of university students to participate in the National Peer Education Project on Sexuality and HIV / AIDS Prevention; ii) to identify which of the expectations they initially had for this Project were reached at the end of the project; iii) to identify the constraints felt by them during the implementation of the Project; (iv) to characterize the quality of the training received over the course of the year for the development of their work with younger colleagues; and v) to identify the aspects to be improved in the development of the National Peer Education Project on Sexuality and HIV/ AIDS Prevention.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pelos parespor
dc.subjectFundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sidapor
dc.subjectEducação em sexualidadepor
dc.subjectPrevenção da Sidapor
dc.titlePotencialidades do Projeto Nacional de Educação pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” em instituições não escolarespor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage121por
oaire.citationEndPage138por
oaire.citationIssuepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleLições Aprendidas na Formação e Práticas Docentes na Educação em Sexualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017-Vilaça_CAOJPorto_eBook_LicoesAprendidas...EdSexual.pdf925,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID