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TítuloAprendizagem ubíqua na modalidade b-learning: estudo de caso do Mestrado de Tecnologia Educativa da UMinho
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Falavigna, Gladis
Palavras-chaveAprendizagem ubíqua
Mestrado de Tecnologia Educativa
São Francisco de Paula/RS
Data2015
EditoraDe Facto Editores
CitaçãoSilva, Bento & Falavigna, Gladis (2015). Aprendizagem ubíqua na modalidade b-learning: Estudo de caso do Mestrado de Tecnologia Educativa da UMinho. In: Morgado, J. C., Mendes, G. L., Moreira, A. F. & Pacheco, J.A. Currículo, Internacionalização, cosmopolitismo: Desafios contemporâneos em contextos Luso-Afro-Brasileiros. Santo Tirso: De Facto Editores, pp. 101-121
Resumo(s)É hoje inquestionável que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) marcam a nossa era civilizacional, estando cada vez mais presentes na vida das pessoas e das organizações. Com a vulgarização das tecnologias móveis (computadores portáteis, smartphones, tabletes…), conjugados com sistemas de comunicação em redes sem fio (wireless), vivemos um tempo comunicacional marcado pela conectividade, mobilidade e ubiquidade, influenciando fortemente os nossos estilos de vidas e as nossas instituições. No que respeita às instituições do ensino superior, desde meados da primeira década do século XXI que se vinham adaptando a esta nova realidade, criando os seus campus virtuais e aderindo a metodologias de e-learning. Atualmente, a tendência já não é oferecer cursos só com presença física, pois a formação via ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tende a aumentar, recaindo a preferência em modalidades mistas (b-learning), integrando ainda o m-learning (mobile learning) e o u-learning (ubiquitous learning). Este texto aborda esta temática, fundamentada em pesquisa sobre o Mestrado de Tecnologia Educativa, área de especialização do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade, que funciona na modalidade b-learning. Pretende-se estudar a edição do mestrado do ano letivo de 2013-15 que teve também a particularidade da aprendizagem ubíqua, pois os estudantes estão concentrados em dois grande pólos: Universidade do Minho (Braga, Portugal) e São Francisco de Paula (Rio Grande do Sul), no polo da Universidade Aberta do Brasil-UAB, com apoio da prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. Para o efeito, utilizamos a investigação qualitativa onde, para além da observação e notas de campo, se recorreu a um questionário para recolher a opinião dos mestrandos sobre aspetos de organização e funcionamento pedagógico do curso.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51893
ISBN978-989-8557-60-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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