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https://hdl.handle.net/1822/51207
Título: | Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares |
Outro(s) título(s): | Construction of an instrument for the evaluation of critical thinking: previous considerations |
Autor(es): | Casiraghi, Bruna Almeida, Leandro S. Aragão, Júlio C. S. Brito, Luciana |
Palavras-chave: | Pensamento crítico Ensino superior Competências transversais Avaliação Critical thinking Higher education Transversal skills Evaluation |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade da Coruña / Universidade do Minho |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Resumo(s): | Existem diversos instrumentos validados para a avaliação do pensamento crítico, contudo os instrumentos são
amplos, longos e indisponíveis para aplicação em larga escala, pelo menos em língua portuguesa. Este trabalho objetiva apresentar o primeiro momento de elaboração de um instrumento de avaliação do pensamento crítico, com alguma facilidade de aplicação e que abarque as habilidades essenciais, para estudantes do ensino superior. Até ao momento este processo compreendeu: levantamento e análise da bibliografia; identificação dos processos cognitivos essenciais; definição do formato do problema e respostas a considerar; discussão com especialistas; revisão e adequação; aplicação e análise qualitativa das situações junto dos respondentes. Até ao momento, a principal conclusão é que este processo é moroso e difícil, sendo certo que a relevância da avaliação do pensamento crítico na população universitária justifica a prossecução do projeto. There are several validated instruments for the evaluation of critical thinking, however the instruments are broad, long and unavailable for large scale application, at least in Portuguese. This paper aims to present the first moment of elaboration of an instrument of evaluation of critical thinking, easy to apply and that includes the essential skills enabling the accompaniment in higher education. So far this process has included: survey and analysis of the bibliography; identification of essential cognitive processes; definition of the problem format and answers to consider; discussion with experts; review and adequacy; application and qualitative analysis of the situations with the respondents. So far, the main conclusion is that this process is time consuming and difficult, since the relevance of critical thinking evaluation in university population justifies the continuation of the project. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51207 |
DOI: | 10.17979/reipe.2017.0.01.2234 |
e-ISSN: | 2386-7418 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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