Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51207

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCasiraghi, Brunapor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorAragão, Júlio C. S.por
dc.contributor.authorBrito, Lucianapor
dc.date.accessioned2018-02-28T11:13:37Z-
dc.date.available2018-02-28T11:13:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51207-
dc.description.abstractExistem diversos instrumentos validados para a avaliação do pensamento crítico, contudo os instrumentos são amplos, longos e indisponíveis para aplicação em larga escala, pelo menos em língua portuguesa. Este trabalho objetiva apresentar o primeiro momento de elaboração de um instrumento de avaliação do pensamento crítico, com alguma facilidade de aplicação e que abarque as habilidades essenciais, para estudantes do ensino superior. Até ao momento este processo compreendeu: levantamento e análise da bibliografia; identificação dos processos cognitivos essenciais; definição do formato do problema e respostas a considerar; discussão com especialistas; revisão e adequação; aplicação e análise qualitativa das situações junto dos respondentes. Até ao momento, a principal conclusão é que este processo é moroso e difícil, sendo certo que a relevância da avaliação do pensamento crítico na população universitária justifica a prossecução do projeto.por
dc.description.abstractThere are several validated instruments for the evaluation of critical thinking, however the instruments are broad, long and unavailable for large scale application, at least in Portuguese. This paper aims to present the first moment of elaboration of an instrument of evaluation of critical thinking, easy to apply and that includes the essential skills enabling the accompaniment in higher education. So far this process has included: survey and analysis of the bibliography; identification of essential cognitive processes; definition of the problem format and answers to consider; discussion with experts; review and adequacy; application and qualitative analysis of the situations with the respondents. So far, the main conclusion is that this process is time consuming and difficult, since the relevance of critical thinking evaluation in university population justifies the continuation of the project.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruña / Universidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectCompetências transversaispor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCritical thinkingpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectTransversal skillspor
dc.subjectEvaluationpor
dc.titleConstrução de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminarespor
dc.title.alternativeConstruction of an instrument for the evaluation of critical thinking: previous considerationspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage68por
oaire.citationEndPage70por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolumeExtr.por
dc.identifier.eissn2386-7418por
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2017.0.01.2234por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_Bruna%2c JulioLucianaLeandro.pdf671,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID