Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51122
Título: | Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos? |
Autor(es): | Moreira, Maria Alfredo Flores, Maria Assunção Oliveira, Lia Raquel |
Editor(es): | Flores, Maria Assunção Moreira, Maria Alfredo Oliveira, Lia Raquel |
Palavras-chave: | Formação de professores Desafios curriculares |
Data: | 30-Set-2017 |
Editora: | De Facto Editores |
Citação: | Moreira, M. A. Flores, M. A. & Oliveira, L. (2017) Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que que currículo e para que alunos? in M. A. Flores, M. A. Moreira e L. Oliveira (Orgs) Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores, 2ª edição revista e aumentada, Santo Tirso: De Facto Editores, pp. 7-18 |
Resumo(s): | A formação de professores constitui uma das temáticas que tem sido objeto de debate, nem sempre consensual, sobre as suas finalidades, o seu currículo, os seus modos de organização e o seu impacto na aprendizagem profissional dos docentes. Trata-se, portanto, de uma temática que tem sido estudada a partir de uma diversidade de olhares que encerram determinadas conceções de professor, de escola e de educação; daí a existência de uma diversidade de modelos, de contextos e de percursos de formação e de modos distintos de olhar para o papel das universidades e das escolas no processo formativo dos futuros professores (ver, por exemplo, Darling-Hammond, Newton, & Wei, 2010; Flores, 2011, 2014; 2016; Flores, Vieira & Ferreira, 2014; Flores et al., 2016; Moreira & Vieira, 2012; Moreira, 2016). A coletânea de textos que aqui se apresenta, numa edição revista e alargada, pela tradução dos capítulos em língua estrangeira, pela inclusão de dois novos capítulos e pela revisão de alguns dos textos da 1ª edição, ilustra algumas das questões mais relevantes neste domínio e a que urge dar resposta. Trata-se de uma obra que procura constituir um espaço de reflexão centrado em problemáticas atuais e pertinentes da formação de professores nas sociedades ocidentais. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51122 |
ISBN: | 978-989-8655-53-0 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Moreira, Flores e Oliveira.pdf | 443,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |