Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49389

TítuloFormação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
Outro(s) título(s)Postgraduate teacher education: building a pedagogy of experience, towards a more democratic education
Autor(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveFormação de professores
Experiência educativa
Emancipação profissional
Teacher education
Educational experience
Professional empowerment
Data2017
EditoraUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
RevistaEducar em Revista
CitaçãoVieira, F. (2017). Formação pós-graduada de professores: Construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educar em Revista, 63, 85-101. doi:10.1590/0104-4060.49139
Resumo(s)A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.
Postgraduate teacher education can reframe teachers’ thinking and actions towards a more democratic education in schools. On the basis of this assumption, a pedagogy of experience in teacher education settings is advocated and a strategy developed in a course of master degree for inservice teachers is described. In that context, teachers develop action-research experiences focused on the learners’ autonomy and they produce narratives in which they describe and theorize those experiences, reflecting on their pedagogical and formative value. Through the analysis of six narratives, I will discuss the empowering potential of the approach in the construction of a critical view of education and democratic pedagogical practices.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49389
DOI10.1590/0104-4060.49139
ISSN0104-4060
e-ISSN1984-0411
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Formação pós-graduada de professores.pdf
Acesso restrito!
406,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID