Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49389

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Fláviapor
dc.date.accessioned2018-01-17T15:14:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVieira, F. (2017). Formação pós-graduada de professores: Construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educar em Revista, 63, 85-101. doi:10.1590/0104-4060.49139por
dc.identifier.issn0104-4060por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49389-
dc.description.abstractA formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.por
dc.description.abstractPostgraduate teacher education can reframe teachers’ thinking and actions towards a more democratic education in schools. On the basis of this assumption, a pedagogy of experience in teacher education settings is advocated and a strategy developed in a course of master degree for inservice teachers is described. In that context, teachers develop action-research experiences focused on the learners’ autonomy and they produce narratives in which they describe and theorize those experiences, reflecting on their pedagogical and formative value. Through the analysis of six narratives, I will discuss the empowering potential of the approach in the construction of a critical view of education and democratic pedagogical practices.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd), projetos UID/ CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Paraná (UFPR)por
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectExperiência educativapor
dc.subjectEmancipação profissionalpor
dc.subjectTeacher educationpor
dc.subjectEducational experiencepor
dc.subjectProfessional empowermentpor
dc.titleFormação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democráticapor
dc.title.alternativePostgraduate teacher education: building a pedagogy of experience, towards a more democratic educationpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage85por
oaire.citationEndPage101por
oaire.citationIssue63por
dc.identifier.eissn1984-0411por
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.49139por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalEducar em Revistapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Formação pós-graduada de professores.pdf
Acesso restrito!
406,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID