Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44593

TítuloManuais escolares e ensino de ciências no 1.º ciclo do Ensino Básico em Portugal (1900-2000): promovendo a reflexão crítica em assuntos ambientais?
Autor(es)Guimarães, Fernando
Palavras-chaveManuais escolares
Ensino de botânica
1.º ciclo do ensino básico
dimensão ecológica
Textbooks
Teaching botany
Primary school education
Ecological dimension
Data2015
RevistaSensos
Resumo(s)Os manuais escolares têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas de ensino e dos conteúdos do conhecimento científico. No que respeita às Ciências da Natureza, os manuais promovem a literacia científica, a educação ambiental e a compreensão da realidade social e ecológica. Este estudo visa perceber a evolução na abordagem de conteúdos de Botânica no 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela interpretação de manuais de ciências através da análise de conteúdo e da análise de clusters. Os resultados mostram a conservação de vários conteúdos de ciências distribuídos por diferentes dimensões de Botânica, como a dimensão ecológica.
Textbooks are of great importance to school especially in the conformation of teaching forms and contents of scientific knowledge. In what natural sciences are concerned, textbooks are aimed at promoting scientific literacy, environment education, the understanding of social and ecological reality. This research has as main aim to understand the place that Botany has been given in textbooks of Natural Sciences in primary school education supported by content analysis and the establishment of categories as well as cluster analysis. Data analysis shows the conservation of several contents of sciences distributed by different Botany dimensions such as the ecological dimension.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44593
ISSN2182-5127
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sensos.pdf212,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID