Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44593

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Fernandopor
dc.date.accessioned2017-02-06T14:58:35Z-
dc.date.available2017-02-06T14:58:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn2182-5127-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44593-
dc.description.abstractOs manuais escolares têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas de ensino e dos conteúdos do conhecimento científico. No que respeita às Ciências da Natureza, os manuais promovem a literacia científica, a educação ambiental e a compreensão da realidade social e ecológica. Este estudo visa perceber a evolução na abordagem de conteúdos de Botânica no 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela interpretação de manuais de ciências através da análise de conteúdo e da análise de clusters. Os resultados mostram a conservação de vários conteúdos de ciências distribuídos por diferentes dimensões de Botânica, como a dimensão ecológica.por
dc.description.abstractTextbooks are of great importance to school especially in the conformation of teaching forms and contents of scientific knowledge. In what natural sciences are concerned, textbooks are aimed at promoting scientific literacy, environment education, the understanding of social and ecological reality. This research has as main aim to understand the place that Botany has been given in textbooks of Natural Sciences in primary school education supported by content analysis and the establishment of categories as well as cluster analysis. Data analysis shows the conservation of several contents of sciences distributed by different Botany dimensions such as the ecological dimension.por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectEnsino de botânicapor
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopor
dc.subjectdimensão ecológicapor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectTeaching botanypor
dc.subjectPrimary school educationpor
dc.subjectEcological dimensionpor
dc.titleManuais escolares e ensino de ciências no 1.º ciclo do Ensino Básico em Portugal (1900-2000): promovendo a reflexão crítica em assuntos ambientais?por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage15por
oaire.citationEndPage28por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleSensospor
oaire.citationVolume5por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalSensospor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sensos.pdf212,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID