Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/43462
Title: | Mobile Learning: potencial de inovação pedagógica |
Author(s): | Lencastre, José Alberto Bento, Marco Magalhães, Celestino |
Keywords: | Mobile learning Inovação pedagógica Motivação intrínseca e extrínseca Digital storytelling Game-based learning Gamification Flipped learning Bring your own device |
Issue date: | Dec-2016 |
Publisher: | Editora CRV |
Abstract(s): | O mundo da educação encontra-se a trabalhar num ambiente que está cheio de dispositivos móveis: telemóveis, smartphones, tablets. A popularidade destes equipamentos junto dos estudantes aumentou tanto nos últimos anos que os professores são confrontados com o desafio de os integrar pedagogicamente nos desenhos didáticos que propõem. Esta constatação permite o mobile learning. Nesta modalidade, o espaço de aprendizagem não é definido ou limitado por horas de aula regulares ou locais específicos, mas por aprendizagem e pluralismo pedagógico. Com as tecnologias móveis nas mãos, os estudantes podem aprender tanto em sala de aula como fora dela, tanto no tempo da escola como após o horário escolar, potenciando a aprendizagem formal e a aprendizagem informal. Este artigo aborda a temática do mobile learning associado a iniciativas como flipped learning, digital storytelling, game-based learning ou gamification enquanto potencial de inovação pedagógica. |
Type: | Book part |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43462 |
ISBN: | 978-85-444-1126-1 |
Publisher version: | https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31939-tecnologias-e-processos-inovadores-na-educacao |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_artigo_Mobile Learning_Lencastre_Norma ABNT.pdf | 511,06 kB | Adobe PDF | View/Open |