Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/43462

TitleMobile Learning: potencial de inovação pedagógica
Author(s)Lencastre, José Alberto
Bento, Marco
Magalhães, Celestino
KeywordsMobile learning
Inovação pedagógica
Motivação intrínseca e extrínseca
Digital storytelling
Game-based learning
Gamification
Flipped learning
Bring your own device
Issue dateDec-2016
PublisherEditora CRV
Abstract(s)O mundo da educação encontra-se a trabalhar num ambiente que está cheio de dispositivos móveis: telemóveis, smartphones, tablets. A popularidade destes equipamentos junto dos estudantes aumentou tanto nos últimos anos que os professores são confrontados com o desafio de os integrar pedagogicamente nos desenhos didáticos que propõem. Esta constatação permite o mobile learning. Nesta modalidade, o espaço de aprendizagem não é definido ou limitado por horas de aula regulares ou locais específicos, mas por aprendizagem e pluralismo pedagógico. Com as tecnologias móveis nas mãos, os estudantes podem aprender tanto em sala de aula como fora dela, tanto no tempo da escola como após o horário escolar, potenciando a aprendizagem formal e a aprendizagem informal. Este artigo aborda a temática do mobile learning associado a iniciativas como flipped learning, digital storytelling, game-based learning ou gamification enquanto potencial de inovação pedagógica.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43462
ISBN978-85-444-1126-1
Publisher versionhttps://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31939-tecnologias-e-processos-inovadores-na-educacao
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_artigo_Mobile Learning_Lencastre_Norma ABNT.pdf511,06 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID