Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41970
Título: | Os professores de ciências concebem a ciência como atividade cultural? Resultados de um estudo comparativo |
Outro(s) título(s): | Do science teachers conceive science as a cultural activity? Results of a comparative study |
Autor(es): | Baptista, Geilsa Costa Santos Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Concepções de ciências Formação de professores Diversidade cultural Conceptions of science Teacher training Cultural diversity |
Data: | 2015 |
Editora: | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) |
Citação: | Baptista, G.C.S. & Carvalho, G.S. (2015). Os professores de ciências concebem a ciência como atividade cultural? Resultados de um estudo comparativo. In:Anais X ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil, 24-27 novembro 2015. |
Resumo(s): | Apresentamos e discutimos os resultados de um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
envolvendo professores de ciências e suas concepções sobre a natureza da ciência. As
entrevistas mostraram que os professores brasileiros apresentaram uma definição ampla da
ciência que envolve a natureza da ciência enquanto os portugueses focalizaram-se mais na
noção positivista da ciência, o que pode estar associados à sua formação científica inicial. Os
resultados sustentam a importância de pesquisas com amostras maiores de participantes em
ambos os países, o que poderá gerar dados que contribuam para melhorar os currículos de
formação do professor de ciências em ambos os países, com especial referência à diversidade
cultural. Here are presented and discussed the results of a comparative study between Brazil and Portugal involving science’s teachers and their conceptions of the nature of science. The interviews showed that Brazilian teachers presented a broad definition of science that involves the nature of science while the Portuguese teacher are more focused on the positivist notion of science, which can be associated with their initial scientific training. The results support the need to develop researches with larger samples of participants in both countries, which could generate data that would contribute to improving sciences teachers’ curricula with particular reference to cultural diversity in both countries. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41970 |
ISSN: | 1809-5100 |
Versão da editora: | http://www.xenpec.com.br/anais2015/listaresumos.htm |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENPEC-2015_ProfsCiencia.pdf | 442,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |