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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBaptista, Geilsa Costa Santospor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2016-06-14T13:42:30Z-
dc.date.available2016-06-14T13:42:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBaptista, G.C.S. & Carvalho, G.S. (2015). Os professores de ciências concebem a ciência como atividade cultural? Resultados de um estudo comparativo. In:Anais X ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil, 24-27 novembro 2015.por
dc.identifier.issn1809-5100-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41970-
dc.description.abstractApresentamos e discutimos os resultados de um estudo comparativo entre Brasil e Portugal envolvendo professores de ciências e suas concepções sobre a natureza da ciência. As entrevistas mostraram que os professores brasileiros apresentaram uma definição ampla da ciência que envolve a natureza da ciência enquanto os portugueses focalizaram-se mais na noção positivista da ciência, o que pode estar associados à sua formação científica inicial. Os resultados sustentam a importância de pesquisas com amostras maiores de participantes em ambos os países, o que poderá gerar dados que contribuam para melhorar os currículos de formação do professor de ciências em ambos os países, com especial referência à diversidade cultural.por
dc.description.abstractHere are presented and discussed the results of a comparative study between Brazil and Portugal involving science’s teachers and their conceptions of the nature of science. The interviews showed that Brazilian teachers presented a broad definition of science that involves the nature of science while the Portuguese teacher are more focused on the positivist notion of science, which can be associated with their initial scientific training. The results support the need to develop researches with larger samples of participants in both countries, which could generate data that would contribute to improving sciences teachers’ curricula with particular reference to cultural diversity in both countries.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.description.sponsorshipProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConcepções de ciênciaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectConceptions of sciencepor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectCultural diversitypor
dc.titleOs professores de ciências concebem a ciência como atividade cultural? Resultados de um estudo comparativopor
dc.title.alternativeDo science teachers conceive science as a cultural activity? Results of a comparative studyeng
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.xenpec.com.br/anais2015/listaresumos.htmpor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.event.titleX ENPEC 2015 - X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage8por
oaire.citationConferencePlaceÁguas de Lindóia, SP, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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