Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41970
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Baptista, Geilsa Costa Santos | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2016-06-14T13:42:30Z | - |
dc.date.available | 2016-06-14T13:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Baptista, G.C.S. & Carvalho, G.S. (2015). Os professores de ciências concebem a ciência como atividade cultural? Resultados de um estudo comparativo. In:Anais X ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil, 24-27 novembro 2015. | por |
dc.identifier.issn | 1809-5100 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/41970 | - |
dc.description.abstract | Apresentamos e discutimos os resultados de um estudo comparativo entre Brasil e Portugal envolvendo professores de ciências e suas concepções sobre a natureza da ciência. As entrevistas mostraram que os professores brasileiros apresentaram uma definição ampla da ciência que envolve a natureza da ciência enquanto os portugueses focalizaram-se mais na noção positivista da ciência, o que pode estar associados à sua formação científica inicial. Os resultados sustentam a importância de pesquisas com amostras maiores de participantes em ambos os países, o que poderá gerar dados que contribuam para melhorar os currículos de formação do professor de ciências em ambos os países, com especial referência à diversidade cultural. | por |
dc.description.abstract | Here are presented and discussed the results of a comparative study between Brazil and Portugal involving science’s teachers and their conceptions of the nature of science. The interviews showed that Brazilian teachers presented a broad definition of science that involves the nature of science while the Portuguese teacher are more focused on the positivist notion of science, which can be associated with their initial scientific training. The results support the need to develop researches with larger samples of participants in both countries, which could generate data that would contribute to improving sciences teachers’ curricula with particular reference to cultural diversity in both countries. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT) | por |
dc.description.sponsorship | Projeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Concepções de ciências | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Diversidade cultural | por |
dc.subject | Conceptions of science | por |
dc.subject | Teacher training | por |
dc.subject | Cultural diversity | por |
dc.title | Os professores de ciências concebem a ciência como atividade cultural? Resultados de um estudo comparativo | por |
dc.title.alternative | Do science teachers conceive science as a cultural activity? Results of a comparative study | eng |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.xenpec.com.br/anais2015/listaresumos.htm | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.event.title | X ENPEC 2015 - X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências | - |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 8 | por |
oaire.citationConferencePlace | Águas de Lindóia, SP, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENPEC-2015_ProfsCiencia.pdf | 442,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |