Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40472

TítuloLiteratura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa
Outro(s) título(s)Children ́s literature and education for democracy: A pedagogical intervention in the 4th grade of a Portuguese Elementary School
Autor(es)Azevedo, Fernando
Barros, Diana Veloso
Palavras-chaveLeitura
Literatura infantil
Conhecimento histórico
Content Area Literacy
Children's literature
Reading comprehension
Historical knowledge
Data2015
EditoraUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)
RevistaRevista Textura
CitaçãoAzevedo, F. & Barros, D. V. (2015). Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa. Textura (Ulbra), 17(35), 7-36.
Resumo(s)Este artigo relata uma intervenção pedagógica levada a cabo junto de alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal, com dois objetivos: (1) desenvolver competências literácitas, especificamente ao nível da leitura e compreensão leitora; e (2) construir o conhecimento histórico, recorrendo a obras de literatura infanto-juvenil que recriam eventos históricos. O referencial teórico baseou-se quer no conceito de Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010), quer no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (YOOP; YOOP, 2006).
This paper documents a pedagogical intervention conducted with Portuguese students in the 4th grade of an Elementary School, which had two goals: (1) to develop literacy competences, mainly reading and reading comprehension; (2) to construct historical knowledge through children’s literature books which show historical events. The theoretical mainframe is based on Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010) and on Literature Based Reading Activities (YOOP; YOOP, 2006).
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40472
ISSN2358-0801
Versão da editorahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1587/1249
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1587-5034-1-PB.pdf558,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID