Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40472

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.authorBarros, Diana Velosopor
dc.date.accessioned2016-02-22T12:47:47Z-
dc.date.available2016-02-22T12:47:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAzevedo, F. & Barros, D. V. (2015). Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa. Textura (Ulbra), 17(35), 7-36.por
dc.identifier.issn2358-0801-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40472-
dc.description.abstractEste artigo relata uma intervenção pedagógica levada a cabo junto de alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal, com dois objetivos: (1) desenvolver competências literácitas, especificamente ao nível da leitura e compreensão leitora; e (2) construir o conhecimento histórico, recorrendo a obras de literatura infanto-juvenil que recriam eventos históricos. O referencial teórico baseou-se quer no conceito de Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010), quer no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (YOOP; YOOP, 2006).por
dc.description.abstractThis paper documents a pedagogical intervention conducted with Portuguese students in the 4th grade of an Elementary School, which had two goals: (1) to develop literacy competences, mainly reading and reading comprehension; (2) to construct historical knowledge through children’s literature books which show historical events. The theoretical mainframe is based on Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010) and on Literature Based Reading Activities (YOOP; YOOP, 2006).por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectConhecimento históricopor
dc.subjectContent Area Literacypor
dc.subjectChildren's literaturepor
dc.subjectReading comprehensionpor
dc.subjectHistorical knowledgepor
dc.titleLiteratura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesapor
dc.title.alternativeChildren ́s literature and education for democracy: A pedagogical intervention in the 4th grade of a Portuguese Elementary Schooleng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1587/1249por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage7por
oaire.citationEndPage36por
oaire.citationIssue35por
oaire.citationConferencePlaceCanoas, Brasilpor
oaire.citationTitleRevista Texturapor
oaire.citationVolume17por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Texturapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1587-5034-1-PB.pdf558,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID