Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36430
Título: | Conformidade do espaço urbano para pessoas com mobilidade reduzida |
Outro(s) título(s): | Compliance of urban space for people with reduced mobility |
Autor(es): | Fernandes, Tânia Isabel Nunes |
Orientador(es): | Rodrigues, Daniel Souto |
Palavras-chave: | Mobilidade Acessibilidade Espaço urbano / público Sistemas de informação geográfica Mobility Accessibility Urban space / public Geographic information systems |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O principal propósito da presente dissertação é avaliar o espaço urbano/público, atendendo a
alguns fatores que condicionam a mobilidade e acessibilidade pedonal, tendo em conta a perspetiva das
pessoas com mobilidade reduzida.
Assim, por um lado, pretende-se efetuar uma abordagem da definição geral sobre o espaço
urbano/público e a sua evolução, permitindo a perceção do estado de deterioração de alguns ‘‘pedaços’’
das nossas cidades.
Por outro lado, pretende-se descobrir, no âmbito da realidade portuguesa, qual o decreto de lei
em vigor no que diz respeito a mobilidade pedonal de uma parte da população, as pessoas com
mobilidade reduzida. E ainda verificar se tal decreto de lei é efetivamente aplicado dentro do contexto
diário da vida humana. Neste enquadramento, foi utilizado um modelo de avaliação do grau de
conformidade dos espaços com as normas vigentes, idealizado por Neiva (2010), com o propósito de
gerar uma classificação dos locais estudados. O modelo foi integrado num SIG (Sistema de informação
Geográficas) de forma a permitir a representação dos resultados alcançados em mapas de classificação,
sendo o caso de estudo na cidade de Guimarães, Portugal.
Pretende-se saber que tipo de planos e programas foram elaborados em pró da melhoria da
acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida, no que diz respeito as redes pedonais.
O principal resultado esperado é a obtenção de um índice que exprime o grau de conformidade
do espaço avaliado. The main purpose of this dissertation is to evaluate the urban / public space, with a few factors that affect pedestrian mobility and accessibility, taking into account the perspective of people with reduced mobility. Thus, on the one hand, we intend to make an approach to the general definition of urban / public space and its evolution, allowing the perception of the deteriorating state of some '' pieces '' of our cities. On the other hand, aims to discover, under the Portuguese reality, which the decree of the law in force in respect of pedestrian mobility of the population, people with reduced mobility. And also check whether such a decree law is effectively applied within the context of everyday human life. In this framework, a model for evaluating the degree of conformity of space with existing standards, devised by Neiva (2010), in order to generate a classification of the studied sites was used. The model was integrated into a GIS (Geographic Information System) to allow the representation of the results achieved in classification maps, and the case study in the city of Guimarães, Portugal. We intend to know what kind of plans and programs were drafted into pro improving accessibility for people with reduced mobility, regarding pedestrian networks. The main expected result is to obtain an index that expresses the degree of compliance of the assessed space. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36430 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Tânia I. N. Fernandes_2014.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |