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dc.contributor.advisorRodrigues, Daniel Souto-
dc.contributor.authorFernandes, Tânia Isabel Nunespor
dc.date.accessioned2015-07-27T09:44:50Z-
dc.date.available2015-07-27T09:44:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36430-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civilpor
dc.description.abstractO principal propósito da presente dissertação é avaliar o espaço urbano/público, atendendo a alguns fatores que condicionam a mobilidade e acessibilidade pedonal, tendo em conta a perspetiva das pessoas com mobilidade reduzida. Assim, por um lado, pretende-se efetuar uma abordagem da definição geral sobre o espaço urbano/público e a sua evolução, permitindo a perceção do estado de deterioração de alguns ‘‘pedaços’’ das nossas cidades. Por outro lado, pretende-se descobrir, no âmbito da realidade portuguesa, qual o decreto de lei em vigor no que diz respeito a mobilidade pedonal de uma parte da população, as pessoas com mobilidade reduzida. E ainda verificar se tal decreto de lei é efetivamente aplicado dentro do contexto diário da vida humana. Neste enquadramento, foi utilizado um modelo de avaliação do grau de conformidade dos espaços com as normas vigentes, idealizado por Neiva (2010), com o propósito de gerar uma classificação dos locais estudados. O modelo foi integrado num SIG (Sistema de informação Geográficas) de forma a permitir a representação dos resultados alcançados em mapas de classificação, sendo o caso de estudo na cidade de Guimarães, Portugal. Pretende-se saber que tipo de planos e programas foram elaborados em pró da melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida, no que diz respeito as redes pedonais. O principal resultado esperado é a obtenção de um índice que exprime o grau de conformidade do espaço avaliado.por
dc.description.abstractThe main purpose of this dissertation is to evaluate the urban / public space, with a few factors that affect pedestrian mobility and accessibility, taking into account the perspective of people with reduced mobility. Thus, on the one hand, we intend to make an approach to the general definition of urban / public space and its evolution, allowing the perception of the deteriorating state of some '' pieces '' of our cities. On the other hand, aims to discover, under the Portuguese reality, which the decree of the law in force in respect of pedestrian mobility of the population, people with reduced mobility. And also check whether such a decree law is effectively applied within the context of everyday human life. In this framework, a model for evaluating the degree of conformity of space with existing standards, devised by Neiva (2010), in order to generate a classification of the studied sites was used. The model was integrated into a GIS (Geographic Information System) to allow the representation of the results achieved in classification maps, and the case study in the city of Guimarães, Portugal. We intend to know what kind of plans and programs were drafted into pro improving accessibility for people with reduced mobility, regarding pedestrian networks. The main expected result is to obtain an index that expresses the degree of compliance of the assessed space.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectEspaço urbano / públicopor
dc.subjectSistemas de informação geográficapor
dc.subjectMobilitypor
dc.subjectAccessibilitypor
dc.subjectUrban space / publicpor
dc.subjectGeographic information systemspor
dc.titleConformidade do espaço urbano para pessoas com mobilidade reduzidapor
dc.title.alternativeCompliance of urban space for people with reduced mobilitypor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc711.7-
dc.subject.udc625.711.6-
dc.identifier.tid201187418por
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civil-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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