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TítuloCompetência para a ação na educação em sexualidade: potencialidades da parceria entre profissionais da educação e saúde com integração das tic
Autor(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEducação em sexualidade
Aprendizagem orientada para a ação
TIC
Data2015
EditoraCentro de Formação da Associação de Escolas de Braga-Sul
CitaçãoVilaça, T. (2015). Competência para a ação na educação em sexualidade: potencialidades da parceria entre profissionais da educação e saúde com integração das tic. In P. Vilela (Coord.), Educação sexual do saber ao fazer: um contributo para a formação de professores (pp. 29-47). Braga: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul
Resumo(s)Neste documento argumenta-se que os alunos e alunas obtêm melhores resultados em educação e promoção da saúde sexual quando desenvolvem projetos investigativos participativos e orientados para a implementação de ações de promoção da saúde sexual. Neste sentido, este documento depois de enquadrar a educação em sexualidade orientada para a ação no paradigma da educação para a saúde democrática, baseada na pedagogia crítica, apresenta um projeto de educação em sexualidade baseado na metodologia IVAM (Investigação – Visões – Ação e Mudança), com integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC), onde se evidenciam os resultados de aprendizagem e os fatores facilitadores e constrangimentos encontrados durante o processo de ensino. Posteriormente, apresenta-se a dinâmica criada com a integração das TIC nesta metodologia educativa, e salienta-se as suas potencialidades no desenvolvimento do projeto educativo, nomeadamente ao facilitar a investigação através da Internet, a publicação dos resultados de aprendizagem do projeto de cada escola e a partilha de informação online entre pares e com especialistas dos sistemas educativos e de saúde. Para terminar, enumeram-se algumas considerações finais que resultam das aprendizagens realizadas pela investigadora durante uma década de implementação em Portugal da metodologia de aprendizagem orientada para a ação na educação em sexualidade, com utilização das TIC.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35394
ISBN978-989-96569-4-9
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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