Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35394

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.date.accessioned2015-06-03T10:54:28Z-
dc.date.available2015-06-03T10:54:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVilaça, T. (2015). Competência para a ação na educação em sexualidade: potencialidades da parceria entre profissionais da educação e saúde com integração das tic. In P. Vilela (Coord.), Educação sexual do saber ao fazer: um contributo para a formação de professores (pp. 29-47). Braga: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sulpor
dc.identifier.isbn978-989-96569-4-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35394-
dc.description.abstractNeste documento argumenta-se que os alunos e alunas obtêm melhores resultados em educação e promoção da saúde sexual quando desenvolvem projetos investigativos participativos e orientados para a implementação de ações de promoção da saúde sexual. Neste sentido, este documento depois de enquadrar a educação em sexualidade orientada para a ação no paradigma da educação para a saúde democrática, baseada na pedagogia crítica, apresenta um projeto de educação em sexualidade baseado na metodologia IVAM (Investigação – Visões – Ação e Mudança), com integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC), onde se evidenciam os resultados de aprendizagem e os fatores facilitadores e constrangimentos encontrados durante o processo de ensino. Posteriormente, apresenta-se a dinâmica criada com a integração das TIC nesta metodologia educativa, e salienta-se as suas potencialidades no desenvolvimento do projeto educativo, nomeadamente ao facilitar a investigação através da Internet, a publicação dos resultados de aprendizagem do projeto de cada escola e a partilha de informação online entre pares e com especialistas dos sistemas educativos e de saúde. Para terminar, enumeram-se algumas considerações finais que resultam das aprendizagens realizadas pela investigadora durante uma década de implementação em Portugal da metodologia de aprendizagem orientada para a ação na educação em sexualidade, com utilização das TIC.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Formação da Associação de Escolas de Braga-Sulpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em sexualidadepor
dc.subjectAprendizagem orientada para a açãopor
dc.subjectTICpor
dc.titleCompetência para a ação na educação em sexualidade: potencialidades da parceria entre profissionais da educação e saúde com integração das ticpor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage29por
oaire.citationEndPage47por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleEducação sexual: do saber ao fazer: um contributo para a formação de professorespor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleEducação sexual: do saber ao fazer: um contributo para a formação de professorespor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vilaca(2015)-CompetenciaAcaoEdSex.pdfDocumento principal520,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID