Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35394
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vilaça, Teresa | por |
dc.date.accessioned | 2015-06-03T10:54:28Z | - |
dc.date.available | 2015-06-03T10:54:28Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Vilaça, T. (2015). Competência para a ação na educação em sexualidade: potencialidades da parceria entre profissionais da educação e saúde com integração das tic. In P. Vilela (Coord.), Educação sexual do saber ao fazer: um contributo para a formação de professores (pp. 29-47). Braga: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-96569-4-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/35394 | - |
dc.description.abstract | Neste documento argumenta-se que os alunos e alunas obtêm melhores resultados em educação e promoção da saúde sexual quando desenvolvem projetos investigativos participativos e orientados para a implementação de ações de promoção da saúde sexual. Neste sentido, este documento depois de enquadrar a educação em sexualidade orientada para a ação no paradigma da educação para a saúde democrática, baseada na pedagogia crítica, apresenta um projeto de educação em sexualidade baseado na metodologia IVAM (Investigação – Visões – Ação e Mudança), com integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC), onde se evidenciam os resultados de aprendizagem e os fatores facilitadores e constrangimentos encontrados durante o processo de ensino. Posteriormente, apresenta-se a dinâmica criada com a integração das TIC nesta metodologia educativa, e salienta-se as suas potencialidades no desenvolvimento do projeto educativo, nomeadamente ao facilitar a investigação através da Internet, a publicação dos resultados de aprendizagem do projeto de cada escola e a partilha de informação online entre pares e com especialistas dos sistemas educativos e de saúde. Para terminar, enumeram-se algumas considerações finais que resultam das aprendizagens realizadas pela investigadora durante uma década de implementação em Portugal da metodologia de aprendizagem orientada para a ação na educação em sexualidade, com utilização das TIC. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro de Formação da Associação de Escolas de Braga-Sul | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação em sexualidade | por |
dc.subject | Aprendizagem orientada para a ação | por |
dc.subject | TIC | por |
dc.title | Competência para a ação na educação em sexualidade: potencialidades da parceria entre profissionais da educação e saúde com integração das tic | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 29 | por |
oaire.citationEndPage | 47 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Educação sexual: do saber ao fazer: um contributo para a formação de professores | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Educação sexual: do saber ao fazer: um contributo para a formação de professores | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vilaca(2015)-CompetenciaAcaoEdSex.pdf | Documento principal | 520,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |