Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32004
Título: | Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia |
Autor(es): | Costa, Alexandra Ribeiro Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Ensino superior Autoeficácia académica Engagement Sucesso académico |
Data: | 2014 |
Editora: | Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD) |
Revista: | International Journal of Developmental and Educational Psychology |
Resumo(s): | A autoeficácia refere-se às crenças que o indivíduo tem nas suas próprias capacidades para organizar e executar as ações necessárias à concretização de determinados objetivos. Por seu lado, engagement refere-se ao estado psicológico positivo e motivacional, relacionado com o bem-estar individual. Nesta investigação procurou-se estabelecer a relação entre estas duas variáveis, assumindo uma hipótese de associação positiva entre a autoeficácia e o engagement, tomando estudantes do Ensino Superior de diferentes ramos da Engenharia. A amostra foi constituída por 361 estudantes (M = 20.54; DP = 4.24). A avaliação da autoeficácia e do engagement foi realizada através da aplicação dos questionários aos estudantes em sala de aula. Os resultados revelam uma associação positiva e significativa, sendo maior a associação encontrada entre a dimensão comportamental do engagement e a autoeficácia, estando também estas duas variáveis positivamente associadas ao rendimento académico. Nesta comunicação apresentam-se e discutem-se estes resultados e as suas implicações na investigação e prática psicológica. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32004 |
ISSN: | 0214-9877 |
Versão da editora: | http://infad.eu/RevistaINFAD/index.php/publicaciones/revista-infad-2014/no1-volumen-2-pp.-307/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia.pdf | 101,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |