Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32004

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Alexandra Ribeiropor
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra Maria Dantas de Castropor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2014-12-15T19:33:40Z-
dc.date.available2014-12-15T19:33:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn0214-9877por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32004-
dc.description.abstractA autoeficácia refere-se às crenças que o indivíduo tem nas suas próprias capacidades para organizar e executar as ações necessárias à concretização de determinados objetivos. Por seu lado, engagement refere-se ao estado psicológico positivo e motivacional, relacionado com o bem-estar individual. Nesta investigação procurou-se estabelecer a relação entre estas duas variáveis, assumindo uma hipótese de associação positiva entre a autoeficácia e o engagement, tomando estudantes do Ensino Superior de diferentes ramos da Engenharia. A amostra foi constituída por 361 estudantes (M = 20.54; DP = 4.24). A avaliação da autoeficácia e do engagement foi realizada através da aplicação dos questionários aos estudantes em sala de aula. Os resultados revelam uma associação positiva e significativa, sendo maior a associação encontrada entre a dimensão comportamental do engagement e a autoeficácia, estando também estas duas variáveis positivamente associadas ao rendimento académico. Nesta comunicação apresentam-se e discutem-se estes resultados e as suas implicações na investigação e prática psicológica.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minhopor
dc.description.sponsorshipInstituto Politécnico do Portopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAutoeficácia académicapor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.titleRelação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenhariapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://infad.eu/RevistaINFAD/index.php/publicaciones/revista-infad-2014/no1-volumen-2-pp.-307/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage307por
oaire.citationEndPage314por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleInternational Journal of Developmental and Educational Psychologypor
oaire.citationVolume2por
sdum.journalInternational Journal of Developmental and Educational Psychologypor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia.pdf101,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID