Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32004
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Alexandra Ribeiro | por |
dc.contributor.author | Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro | por |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.date.accessioned | 2014-12-15T19:33:40Z | - |
dc.date.available | 2014-12-15T19:33:40Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 0214-9877 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32004 | - |
dc.description.abstract | A autoeficácia refere-se às crenças que o indivíduo tem nas suas próprias capacidades para organizar e executar as ações necessárias à concretização de determinados objetivos. Por seu lado, engagement refere-se ao estado psicológico positivo e motivacional, relacionado com o bem-estar individual. Nesta investigação procurou-se estabelecer a relação entre estas duas variáveis, assumindo uma hipótese de associação positiva entre a autoeficácia e o engagement, tomando estudantes do Ensino Superior de diferentes ramos da Engenharia. A amostra foi constituída por 361 estudantes (M = 20.54; DP = 4.24). A avaliação da autoeficácia e do engagement foi realizada através da aplicação dos questionários aos estudantes em sala de aula. Os resultados revelam uma associação positiva e significativa, sendo maior a associação encontrada entre a dimensão comportamental do engagement e a autoeficácia, estando também estas duas variáveis positivamente associadas ao rendimento académico. Nesta comunicação apresentam-se e discutem-se estes resultados e as suas implicações na investigação e prática psicológica. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho | por |
dc.description.sponsorship | Instituto Politécnico do Porto | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Autoeficácia académica | por |
dc.subject | Engagement | por |
dc.subject | Sucesso académico | por |
dc.title | Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://infad.eu/RevistaINFAD/index.php/publicaciones/revista-infad-2014/no1-volumen-2-pp.-307/ | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 307 | por |
oaire.citationEndPage | 314 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | International Journal of Developmental and Educational Psychology | por |
oaire.citationVolume | 2 | por |
sdum.journal | International Journal of Developmental and Educational Psychology | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia.pdf | 101,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |