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https://hdl.handle.net/1822/30121
Título: | Questionário de Percepções Académicas - Expectativas: contributos para a sua validação interna e externa |
Outro(s) título(s): | Contributions for the study of the internal and external validity of The Academic Perceptions Questionnaire - Expectations |
Autor(es): | Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Costa, Alexandra Ribeiro Casanova, Joana R. Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Ensino superior Expectativas académicas Estudantes do primeiro ano Adaptação e sucesso académico Higher education Academic expectations First year students Adjustment and academic success |
Data: | Jun-2014 |
Editora: | Revista E-Psi & PsyAssessmentLab |
Revista: | Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde |
Resumo(s): | O estudo das expectativas académicas de estudantes do primeiro ano tem mostrado a sua importância na qualidade da adaptação, persistência e sucesso académico no Ensino Superior. O Questionário de Percepções Académicas - Expectativas (QPA-E; Almeida, Deaño, et al.,2012) constitui um instrumento de avaliação destas expectativas, avaliando as mesmas em sete dimensões distintas: Formação para o Emprego e Carreira, Desenvolvimento Pessoal e Social, Mobilidade Estudantil, Envolvimento Político e Cidadania, Pressão Social, Qualidade da Formação, e Interação Social. Este estudo procura evidências de validade interna (através do estudo da dimensionalidade) e externa (através do estudo das relações com a preparação académica prévia, opção do curso, e certeza na escolha do questionário. A amostra é constituída por 316 estudantes do primeiro ano (50.3% homens; M idade=18.32; DP=0.92), que ingressam pela primeira vez no Ensino Superior. Os resultados sugerem que os estudantes reportam as suas expectativas em seis das sete dimensões propostas originalmente no questionário, observando-se correlações entre dimensões específicas das expectativas e duas variáveis critério usadas no estudo (preparação académica prévia e certeza na escolha). Estes resultados, no seu conjunto, sugerem a adequação do QPA-E para a avaliação e descrição das motivações e aspirações com que os estudantes acedem ao Ensino Superior. Research has proved the impact of first year students’ expectations on their adjustment, persistence, and academic success in Higher Education. The Academic Perceptions Questionnaire – Expectations (QPA-E; Almeida, Deaño, et al., 2012) is a measure of these students’ expectations in seven dimensions: Training for Career Development, Personal and Social Development, Student Mobility, Political Engagement and Citizenship, Social Pressure, Quality of Education, and Social Interaction. This study examines the internal validity of the questionnaire (concerning its dimensionality), as well as external validity (through the study of correlations with previous academic preparation, choice of the degree, and choice certainty). Participants include 316 first year students (50.3% men; Mage=18.32; SD=0.92), that access higher education for the first time. Results suggest that students report their expectations on six of the seven original dimensions, and there is evidence of an association between specific dimensions of expectations and two criteria variables (previous academic preparation and choice certainty). These results suggest the adjustment of this questionnaire for the assessment and description of first year students’ motivations and aspirations. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | Volume temático da Revista e-psi "Adaptação e sucesso académico no ensino superior" |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30121 |
ISSN: | 2182-7591 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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