Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30121

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra Maria Dantas de Castropor
dc.contributor.authorCosta, Alexandra Ribeiropor
dc.contributor.authorCasanova, Joana R.por
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2014-09-12T13:52:48Z-
dc.date.available2014-09-12T13:52:48Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.issn2182-7591por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30121-
dc.descriptionVolume temático da Revista e-psi "Adaptação e sucesso académico no ensino superior"por
dc.description.abstractO estudo das expectativas académicas de estudantes do primeiro ano tem mostrado a sua importância na qualidade da adaptação, persistência e sucesso académico no Ensino Superior. O Questionário de Percepções Académicas - Expectativas (QPA-E; Almeida, Deaño, et al.,2012) constitui um instrumento de avaliação destas expectativas, avaliando as mesmas em sete dimensões distintas: Formação para o Emprego e Carreira, Desenvolvimento Pessoal e Social, Mobilidade Estudantil, Envolvimento Político e Cidadania, Pressão Social, Qualidade da Formação, e Interação Social. Este estudo procura evidências de validade interna (através do estudo da dimensionalidade) e externa (através do estudo das relações com a preparação académica prévia, opção do curso, e certeza na escolha do questionário. A amostra é constituída por 316 estudantes do primeiro ano (50.3% homens; M idade=18.32; DP=0.92), que ingressam pela primeira vez no Ensino Superior. Os resultados sugerem que os estudantes reportam as suas expectativas em seis das sete dimensões propostas originalmente no questionário, observando-se correlações entre dimensões específicas das expectativas e duas variáveis critério usadas no estudo (preparação académica prévia e certeza na escolha). Estes resultados, no seu conjunto, sugerem a adequação do QPA-E para a avaliação e descrição das motivações e aspirações com que os estudantes acedem ao Ensino Superior.por
dc.description.abstractResearch has proved the impact of first year students’ expectations on their adjustment, persistence, and academic success in Higher Education. The Academic Perceptions Questionnaire – Expectations (QPA-E; Almeida, Deaño, et al., 2012) is a measure of these students’ expectations in seven dimensions: Training for Career Development, Personal and Social Development, Student Mobility, Political Engagement and Citizenship, Social Pressure, Quality of Education, and Social Interaction. This study examines the internal validity of the questionnaire (concerning its dimensionality), as well as external validity (through the study of correlations with previous academic preparation, choice of the degree, and choice certainty). Participants include 316 first year students (50.3% men; Mage=18.32; SD=0.92), that access higher education for the first time. Results suggest that students report their expectations on six of the seven original dimensions, and there is evidence of an association between specific dimensions of expectations and two criteria variables (previous academic preparation and choice certainty). These results suggest the adjustment of this questionnaire for the assessment and description of first year students’ motivations and aspirations.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherRevista E-Psi & PsyAssessmentLab-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectExpectativas académicaspor
dc.subjectEstudantes do primeiro anopor
dc.subjectAdaptação e sucesso académicopor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectAcademic expectationspor
dc.subjectFirst year studentspor
dc.subjectAdjustment and academic successpor
dc.titleQuestionário de Percepções Académicas - Expectativas: contributos para a sua validação interna e externapor
dc.title.alternativeContributions for the study of the internal and external validity of The Academic Perceptions Questionnaire - Expectationseng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage156por
oaire.citationEndPage178por
oaire.citationIssueVol. 1por
oaire.citationTitleRevista e-psi : revista eletrónica de psicologia, educação e saúdepor
oaire.citationVolumeAno 4por
sdum.journalRevista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúdepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
e-psi art29a4v1_2014.pdf536,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID