Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24975

TítuloHortas escolares urbanas agroecológicas : preparando o terreno para a educação em ciências e a educação em saúde
Autor(es)Silva, Elizabete Cristina Ribeiro
Fonseca, Alexandre Brasil Carvalho da
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveHortas escolares urbanas
Agroecologia
Agricultura urbana
Educação alimentar
DataJul-2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Resumo(s)Atualmente, as hortas escolares fazem parte das propostas e ações de diversos órgãos e organizações no Brasil relacionados ao Meio Ambiente e à Educação em Saúde. Embora haja um aparente consenso nas menções, sugestões e no reconhecimento como atividades facilitadoras do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, as iniciativas nesse sentido ainda são consideradas insustentáveis e os poucos estudos realizados no Brasil, têm sinalizado para a ausência de elementos metodológicos balizadores para a implantação, manutenção e avaliação dos impactos dessas práticas nas escolas urbanas. Neste sentido, com o presente estudo pretende-se elaborar e fundamentar princípios orientadores para as atividades em hortas escolares, com objetivos voltados para a Educação em Ciências e a para a Educação em Saúde. O instrumento analítico está sendo construído a partir de coleta de dados, organização e análise qualitativa de aspectos pedagógicos promissores – que coadunam com os princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Brasil, da Sociologia das Ausências, da Complexidade, da agroecologia e da agricultura urbana – a serem identificados em 98 experiências brasileiras no contexto do “Prêmio gestor eficiente da merenda escolar”, em relatórios do projeto “Horta Escolar Urbana: Espaço para a Construção de Práticas Educativas Inovadoras para a Educação em Ciências a Saúde”, em revisão sistemática sobre o tema no Brasil e em informações a recolher sobre iniciativas de hortas escolares urbanas em Portugal. Espera-se, assim, dar resposta à questão de investigação “Quais são as especificidades de uma horta pedagógica voltada para crianças e adolescentes em escolas públicas urbanas que crie possibilidades para a educação alimentar e nutricional?” tendo necessariamente em conta que há várias dimensões a serem ponderadas para que a transposição dessa prática social para a escola seja validada como recurso pedagógico que atenda às demandas a ela atribuídas na contemporaneidade.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24975
ISBN978-972-8952-27-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIEFLAS_HortasUrbanas.pdfArtigo1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID