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dc.contributor.authorSilva, Elizabete Cristina Ribeiro-
dc.contributor.authorFonseca, Alexandre Brasil Carvalho da-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2013-09-02T09:50:27Z-
dc.date.available2013-09-02T09:50:27Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.isbn978-972-8952-27-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24975-
dc.description.abstractAtualmente, as hortas escolares fazem parte das propostas e ações de diversos órgãos e organizações no Brasil relacionados ao Meio Ambiente e à Educação em Saúde. Embora haja um aparente consenso nas menções, sugestões e no reconhecimento como atividades facilitadoras do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, as iniciativas nesse sentido ainda são consideradas insustentáveis e os poucos estudos realizados no Brasil, têm sinalizado para a ausência de elementos metodológicos balizadores para a implantação, manutenção e avaliação dos impactos dessas práticas nas escolas urbanas. Neste sentido, com o presente estudo pretende-se elaborar e fundamentar princípios orientadores para as atividades em hortas escolares, com objetivos voltados para a Educação em Ciências e a para a Educação em Saúde. O instrumento analítico está sendo construído a partir de coleta de dados, organização e análise qualitativa de aspectos pedagógicos promissores – que coadunam com os princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Brasil, da Sociologia das Ausências, da Complexidade, da agroecologia e da agricultura urbana – a serem identificados em 98 experiências brasileiras no contexto do “Prêmio gestor eficiente da merenda escolar”, em relatórios do projeto “Horta Escolar Urbana: Espaço para a Construção de Práticas Educativas Inovadoras para a Educação em Ciências a Saúde”, em revisão sistemática sobre o tema no Brasil e em informações a recolher sobre iniciativas de hortas escolares urbanas em Portugal. Espera-se, assim, dar resposta à questão de investigação “Quais são as especificidades de uma horta pedagógica voltada para crianças e adolescentes em escolas públicas urbanas que crie possibilidades para a educação alimentar e nutricional?” tendo necessariamente em conta que há várias dimensões a serem ponderadas para que a transposição dessa prática social para a escola seja validada como recurso pedagógico que atenda às demandas a ela atribuídas na contemporaneidade.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHortas escolares urbanaspor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectAgricultura urbanapor
dc.subjectEducação alimentarpor
dc.titleHortas escolares urbanas agroecológicas : preparando o terreno para a educação em ciências e a educação em saúdepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage836por
oaire.citationEndPage847por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde : desafios e oportunidades num mundo em mudançapor
oaire.citationVolume1por
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