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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Luís Carlos Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Rute-
dc.contributor.authorLopes, Vítor Pires-
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveira-
dc.date.accessioned2013-03-05T11:14:51Z-
dc.date.available2013-03-05T11:14:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-972-8952-22-8-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23307-
dc.description.abstractOs benefícios da atividade física em crianças e adolescentes são bem conhecidos e estão bem fundamentados na literatura. Em idade escolar, a manutenção de níveis adequados de atividade física visa sobretudo o crescimento e desenvolvimento saudável e normal, para além da criação de hábitos de atividade física que se irão prolongar ao longo da vida. As escolas são locais com potencial para serem promovidos comportamentos saudáveis. No contexto escolar, o recreio é reconhecidamente um tempo e um espaço importante no âmbito da promoção de atividade física em crianças. Dadas as suas características o recreio apresenta-se como uma excelente oportunidade de acumular atividade física ao longo do dia, além de outros benefícios, nomeadamente de aspetos: sociais (partilha, cooperação, comunicação, resolução de conflitos, auto disciplina, etc.); emocionais (libertação de stress, auto estima, desenvolvimento do carácter, etc.); e cognitivos (criatividade, resolução de problemas e vocabulário, etc.). Resultados de diversos estudos permitem-nos concluir que as crianças beneficiam com intervenções no recreio escolar. Supervisão, encorajamento, pinturas multicolores do espaço de recreio com jogos infantis e imagens coloridas sugestivas, equipamentos móveis de jogo e aumento do tempo passado no recreio são exemplos bem-sucedidos e com baixos custos de intervenções realizadas com o propósito de aumentar a atividade física diária das crianças. Redesenhar o espaço com pinturas multicolores e alterações estruturais do espaço físico do recreio é outro tipo de intervenção realizada. O recreio escolar afigura-se como um espaço privilegiado de promoção de hábitos de atividade física nas crianças, não devendo por isso ser negligenciado.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCTpor
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRecreiopor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleA importância do recreio escolar na atividade física das criançaspor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.ciec-uminho.org/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage65por
oaire.citationEndPage79por
oaire.citationTitleAtividade Física, Saúde e Lazer. Educar e Formarpor
sdum.bookTitleAtividade Física, Saúde e Lazer. Educar e Formarpor
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