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TítuloEnsino fundamental brasileiro : manual escolar e formação do professor
Autor(es)Gama Júnior, Theodomiro
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveDocência universitária
Formação de professores
Manual escolar
Livro didático
Data2012
EditoraUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
Resumo(s)INTRODUÇÃO: Na alargada concepção de ensino e de aprendizagem da formação de professores brasileiros prevalece o modelo dominantemente transmissivo, esquecendo a possibilidade de intervensão dos educandos na solução dos problemas estudados, ou seja, privilegia a emissão do saber através do conteúdo formatado e limitado no Currículo Nacional e no Livro Didático, o que é pouco apropriado dentro do atual contexto social. A análise crítica, reflexiva e construtiva do conteúdo da unidade Ciência, do Livro Didático brasileiro, é um caminho viável de aperfeiçoamento dessa ultrapassada concepção de docência, concebida na Graduação do Ensino Superior no Brasil. MÉTODOS: Foram selecionados e comparadas duas coleções de Livros Didáticos adotadas para o nível do Ensino Fundamental brasileiro, referentes ao 1º, 2º, 3º e 4º Ano escolar. Estas obras pedagógicas fazem parte das editoras com melhor aceitação no Estado do Pará. Foi elaborada uma grelha de análise de conteúdo, baseada na construída no âmbito do projeto Europeu FP6 BIOHEAD-CITIZEN (Carvalho & Clément, 2007). RESULTADOS: O Livro Didático LDa (Passos e Passos, 2009) segue uma linha de ensino-aprendizagem tradicional, valorizando o campo afetivo, emocional, estético e lúdico. Embora, também enfatize, denuncie e critique a degradação da zona Rural, através da atividade agropecuária e da exploração indiscriminada da sua floresta. Além disso, mostram a real e grave situação encontrada no Meio Urbano, assumindo uma postura crítica e de cobrança na solução dos graves problemas sociais vividos, hoje, no Brasil. A obra equivalente LDb (Trivellato e Lico, 2010) segue uma linha de abordagem mais realista, apoiada em dados científicos, enfatizando com imagem fotográfica uma mensagem da vida e dos problemas ambientais que acontecem no país, em especial na Amazônia. Em ambas as coleções dos Livros Didáticos percebe-se que o conteúdo induz a um método de ensino e aprendizagem voltado para a simples transmissão do conhecimento, sem considerar a ótica de educar para proceder com uma intervenção de maneira construtiva, na sociedade e no seu Meio, objetivando minimizar os graves problemas que afetam a Natureza local, regional e planetária. CONCLUSÕES: Considerando a necessidade urgente de se preservar a Natureza do planeta Terra, em especial da região Amazônica, pode-se afirmar que os Livros Didáticos analisados cumprem com a sua competência de educar o aluno a conhecer e refletir sobre o seu habitat. Porém, não ensinam como proceder e intervir na solução dos problemas ambientais e sociais que acontecem nesse Meio, o que é particularmente crítico no Estado do Pará e da região Amazônica. Este estudo mostra Será portanto necessário promover uma formação de professores que não só (i) tenha em atenção a atualização e a promoção de práticas educativas participativas e intervenientes, que também complementem os livros didáticos em vigor nas escolas, (ii) estimulando uma intervenção pró-ativa do aluno na solução dos problemas estudados e, ainda, (iii) que os professores adquiram competências para participar e contribuir na seleção dessas obras pedagógicas, aplicadas nas suas respetivas escolas, quiçá também contribuindo para a concepção e formulação das mesmas.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20884
ISBN978-989-8471-05-5
Versão da editorahttp://www.fpce.up.pt/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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