Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20757

TítuloPráticas pedagógicas de professores de Educação Física
Autor(es)Stadnik, Adriana Maria Wan
Cunha, António Camilo
Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chavePráticas Pedagógicas
Professores
Educação Física
Formação Inicial
Histórias de vida
Data2007
EditoraEditora Universitária Champagnat
Resumo(s)Variados estudos demonstram a necessidade de melhorias na prática pedagógica dos professores de educação física nas escolas. Outros ilustram a importância de práticas positivamente exemplares por parte dos professores em geral, mas especialmente, dos professores formadores, dada a alta incidência da aprendizagem por modelação da parte dos alunos – futuros professores. Grande parte daquilo que o aluno observou e vivenciou durante o seu longo percurso escolar, acaba sendo reproduzido na sua prática pedagógica futura, quando professor. Daí a importância e necessidade do exemplo positivo durante a sua formação. Com base nesta ideia, desenvolvemos uma investigação a partir de uma amostra deliberadamente escolhida: 2 homens e 2 mulheres, professores universitários considerados competentes no seu meio profissional. Apresentamos, procurando refletir criticamente, algumas das práticas pedagógicas desses profissionais. O estudo encontra-se em andamento e temos em ação de análise e interpretação 2 dos casos: Henrique e Netuno. Trata-se de um estudo analítico e interpretativo, a partir da observação de aulas prático-teóricas, seguidas de entrevista. Uma vez que a reflexão apresentada é parte integrante de um estudo maior compondo a construção das histórias de vida dos investigados, utilizamos, como técnica complementar de recolha de dados para este artigo, a análise documental e a consulta a variados materiais empíricos resultantes da pré-análise de conversas informais, outras entrevistas e observações efetuadas durante todo desenvolvimento da pesquisa de campo. Através das análises e tentativas de interpretação realizadas, buscamos compreender como as práticas acontecem na realidade da formação inicial, tendo como ponto central a narrativa e a ação dos professores. A investigação revela a diversidade das práticas e, por conseguinte das representações dos professores, marcada por fatores idiossincráticos da história pessoal, profissional e social, mas revela também regularidades, pois no percurso da prática pedagógica, muitas vezes, os professores passam por experiências semelhantes, ainda que sentidas de forma diferenciada.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20757
ISBN978-85-7292-181-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
STADNIK, CUNHA, PEREIRA - Práticas Pedagógicas - Educere 2007.pdfCunha, AC PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA124,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID