Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20751
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Stadanik, Adriana Maria Wan | - |
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | - |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-08T17:38:50Z | - |
dc.date.available | 2012-11-08T17:38:50Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.isbn | 85-7292-166-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20751 | - |
dc.description.abstract | A ginástica é um dos conteúdos curriculares da Educação Física Escolar – que deve abordar os elementos da chamada Cultura Corporal. Essa Cultura Corporal é composta, especialmente, por: Ginásticas; Danças; Esportes; Jogos e Lutas. Entre os inúmeros tipos de ginástica (como as de academia, por exemplo), existem sete modalidades oficialmente reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica e Confederação Brasileira de Ginástica. São elas: Ginástica Geral; Ginástica Olímpica Masculina; Ginástica Olímpica Feminina; Ginástica Rítmica; Trampolim; Ginástica Aeróbica Esportiva; e Esportes Acrobáticos. Algumas dessas modalidades são praticadas nas nossas escolas, no entanto, a maior parte delas exige recursos físicos, humanos e materiais muito especializados e dificilmente encontrados. Neste artigo, apontamos a Ginástica Geral, que é uma manifestação gímnica bastante abrangente e de base – englobando as outras modalidades ginásticas e mais a dança, o folclore, o jogo e a cultura em geral – também, corroborando valores e orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental Brasileiro e, ao mesmo tempo, corroborando valores e orientações da Educação do Lazer, que consideramos fundamental ao desenvolvimento humano. A Ginástica Geral é um caminho, uma solução para a prática da ginástica no âmbito da escola, podendo/devendo, portanto, integrar o grupo de atividades formais (aulas de Educação Física) e não formais (atividades extracurriculares) para alunos de 1ª à 8ª séries. O texto que se segue busca explanar uma proposta, que a sugere, como atividade física de lazer sério, dentro do âmbito da escola, sendo conteúdo, tanto das aulas de Educação Física Escolar, quanto das atividades físicas extracurriculares. A Ginástica Geral é, a nosso ver, apropriada aos diferentes contextos. Nossa sugestão baseia-se na realidade vivenciada e nos estudos do referencial teórico, tratando-se de um estudo teórico-prático, envolvendo pesquisas empíricas, analíticas, avaliativas, estratégicas, e práticas de implantação. Ao final, relatamos algumas de nossas conclusões e revelamos estudos futuros. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação fisica sscolar | por |
dc.subject | Ginástica geral | por |
dc.subject | Lazer | por |
dc.title | Ginástica geral: uma proposta para a educação física escolar | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 861 | por |
oaire.citationEndPage | 874 | por |
oaire.citationConferencePlace | Curitiba | por |
oaire.citationTitle | VI EDUCERE – Congresso de Educação da PUCPR | por |
sdum.conferencePublication | VI EDUCERE – Congresso de Educação da PUCPR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Stadnik, Cunha, Pereira - Educere 2006 GINÁSTICA GERAL.pdf | STADANIK, A; CAMILO CUNHA, A. PEREIRA, B. (2006). Ginástica Geral: uma proposta para a Educação Física Escolar | 76,79 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |