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dc.contributor.authorStadanik, Adriana Maria Wan-
dc.contributor.authorCunha, António Camilo-
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveira-
dc.date.accessioned2012-11-08T17:38:50Z-
dc.date.available2012-11-08T17:38:50Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.isbn85-7292-166-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20751-
dc.description.abstractA ginástica é um dos conteúdos curriculares da Educação Física Escolar – que deve abordar os elementos da chamada Cultura Corporal. Essa Cultura Corporal é composta, especialmente, por: Ginásticas; Danças; Esportes; Jogos e Lutas. Entre os inúmeros tipos de ginástica (como as de academia, por exemplo), existem sete modalidades oficialmente reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica e Confederação Brasileira de Ginástica. São elas: Ginástica Geral; Ginástica Olímpica Masculina; Ginástica Olímpica Feminina; Ginástica Rítmica; Trampolim; Ginástica Aeróbica Esportiva; e Esportes Acrobáticos. Algumas dessas modalidades são praticadas nas nossas escolas, no entanto, a maior parte delas exige recursos físicos, humanos e materiais muito especializados e dificilmente encontrados. Neste artigo, apontamos a Ginástica Geral, que é uma manifestação gímnica bastante abrangente e de base – englobando as outras modalidades ginásticas e mais a dança, o folclore, o jogo e a cultura em geral – também, corroborando valores e orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental Brasileiro e, ao mesmo tempo, corroborando valores e orientações da Educação do Lazer, que consideramos fundamental ao desenvolvimento humano. A Ginástica Geral é um caminho, uma solução para a prática da ginástica no âmbito da escola, podendo/devendo, portanto, integrar o grupo de atividades formais (aulas de Educação Física) e não formais (atividades extracurriculares) para alunos de 1ª à 8ª séries. O texto que se segue busca explanar uma proposta, que a sugere, como atividade física de lazer sério, dentro do âmbito da escola, sendo conteúdo, tanto das aulas de Educação Física Escolar, quanto das atividades físicas extracurriculares. A Ginástica Geral é, a nosso ver, apropriada aos diferentes contextos. Nossa sugestão baseia-se na realidade vivenciada e nos estudos do referencial teórico, tratando-se de um estudo teórico-prático, envolvendo pesquisas empíricas, analíticas, avaliativas, estratégicas, e práticas de implantação. Ao final, relatamos algumas de nossas conclusões e revelamos estudos futuros.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação fisica sscolarpor
dc.subjectGinástica geralpor
dc.subjectLazerpor
dc.titleGinástica geral: uma proposta para a educação física escolarpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage861por
oaire.citationEndPage874por
oaire.citationConferencePlaceCuritibapor
oaire.citationTitleVI EDUCERE – Congresso de Educação da PUCPRpor
sdum.conferencePublicationVI EDUCERE – Congresso de Educação da PUCPRpor
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Stadnik, Cunha, Pereira - Educere 2006 GINÁSTICA GERAL.pdfSTADANIK, A; CAMILO CUNHA, A. PEREIRA, B. (2006). Ginástica Geral: uma proposta para a Educação Física Escolar76,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

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