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dc.contributor.authorFerreira, Fernando Ilídio-
dc.date.accessioned2012-01-06T15:58:20Z-
dc.date.available2012-01-06T15:58:20Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-972-99851-9-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16248-
dc.description.abstractNeste capítulo abordo o tema da animação sociocultural na sua relação com o associativismo e a educação. A perspectiva que defendo passa mais pela problematização do que pela definição de conceitos, procurando contrariar a tendencial reificação de que têm sido alvo. Inicio o capítulo com uma breve abordagem sobre as profundas e rápidas mudanças que têm ocorrido no mundo, desde as décadas de 1960-70, reflectindo, de seguida, sobre o fenómeno associativo e a sua relação com a democracia, a liberdade, e a convivencialidade, inspirado em John Dewey, Paulo Freire e Ivan Illich. Prossigo com uma discussão de conceitos e perspectivas sobre a educação escolar e não escolar e a sua relação com a animação sociocultural e concluo com uma síntese em torno dos conceitos que compõem o título do capítulo: Animação Sociocultural, Associativismo e Educação. A ideia-chave em torno da qual desenvolvo esta síntese é a de “associativismo cidadão”. A utilização do qualificativo “cidadão” tem como objectivo questionar a ideia de que a cidadania é uma característica natural e inerente a todas as associações e a todas as suas práticas de intervenção na sociedade. A uma visão encantada e apologética do associativismo, que é frequentemente transmitida por representantes de associações e por representantes dos poderes políticos, nacionais e locais – que muitas vezes utilizam o elogio como estratégia de instrumentalização e domesticação das associações – defendo que é necessário contrapor uma visão crítica, que considere as potencialidades, os problemas e as dificuldades das associações e, sobretudo, o seu projecto concreto, as suas práticas quotidianas e o seu papel na sociedade. Frequentemente, o elogio das “virtudes cívicas” do associativismo é muitas vezes recebido com agrado pelas associações, vendo nele uma forma de reconhecimento, ignorando, todavia, que se trata de um discurso meramente retórico, cerimonial e circunstancial. Aliás, nos últimos anos, a utilização de expressões como “civismo”, “formação cívica” e “associativismo cívico”, em detrimento de outras, como “cidadania”, “educação democrática” e “associativismo cidadão”, é reveladora de uma metamorfose que está a operar-se na sociedade, em geral, e no mundo associativo, em particular. Ou seja, enquanto a perspectiva do “civismo” e da “civilidade” remete para o cumprimento das regras do “bom comportamento”, ditadas pelo sistema vigente, baseando-se numa lógica de obediência e de mera adaptação às características e às condições do mundo em que vivemos, a perspectiva da “cidadania” insere-se numa lógica de transformação da sociedade, que está hoje, mais do que nunca, a ser comandada por um modelo de capitalismo predatório, em termos sociais e ambientais. Defendo, por isso, uma cidadania rebelde e convivial, considerando que a educação e a animação sociocultural, na sua relação com o associativismo, assumem um papel crucial no sentido da promoção da democracia participativa e da justiça social.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) unidade 317por
dc.language.isoporpor
dc.publisherIntervençãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnimação socioculturalpor
dc.subjectAssociativismopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA animação sociocultural, associativismo e educaçãopor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage123por
oaire.citationEndPage145por
oaire.citationConferencePlaceAmarantepor
oaire.citationTitleAs fronteiras da animação socioculturalpor
sdum.bookTitleAs fronteiras da animação socioculturalpor
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