Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16106
Título: | O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio |
Autor(es): | Caires, Susana Almeida, Leandro S. Vieira, Diana |
Palavras-chave: | Construção de instrumentos Formação Profissional Vivências e percepções dos estagiários |
Data: | 2010 |
Revista: | Avaliação Psicológica |
Resumo(s): | No presente trabalho é apresentado o processo de validação da versão reduzida do Inventário de Vivências e Percepções do Estágio – versão para a formação de professores (Caires, Almeida & Vieira, 2009), uma escala de auto-relato construída com o objectivo de avaliar – na perspectiva do formando - os aspectos mais relevantes do seu estágio, uma experiência ocorrida no final do curso e correspondendo à estreia na docência. O Inventário foi aplicado a uma amostra de 295 estagiários, por via postal, um mês antes da conclusão do estágio. A versão reduzida é constituída por 28 itens, distribuídos por quatro factores, explicando 49% da variância total dos itens: Aprendizagem e supervisão (10 itens); Impacto físico e emocional (6 itens); Socialização e adaptação à instituição (6 itens); e Aspectos vocacionais (6 itens). O instrumento foi submetido a análise factorial confirmatória no programa EQS (versão 6.1) e os resultados evidenciam índices de ajustamento satisfatórios. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16106 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caires, Almeida, & Vieira (2010).pdf | Documento principal | 128,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |