Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15525
Título: | Concepções de professores e alunos sobre educação sexual e sexualidade |
Autor(es): | Marinho, Susana Anastácio, Zélia |
Palavras-chave: | Educação sexual Sexualidade Concepções Professores Alunos |
Data: | Set-2011 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Resumo(s): | Tendo em conta a Lei n.º 60/2009 e a Portaria n.º 196-A/2010 que estabelecem o regime de aplicação da Educação Sexual (ES) em meio escolar procuramos, por meio da implementação de um projeto de investigação-ação, averiguar as necessidades de professores e alunos sobre este tema e, a partir destas, desenvolver competências para a vivência de uma sexualidade saudável por parte dos alunos. Relativamente aos professores, pretendemos que sejam capazes de compreender as necessidades de Educação Sexual dos seus alunos, bem como de reconhecerem e modificarem as suas concepções, munindo-se de ferramentas que os tornem aptos a desenvolver programas e a realizarem ações de educação sexual na sala de aula, de acordo com o legislado. No actual estado de desenvolvimento dos trabalhos, encontramo-nos na fase de diagnóstico, procurando identificar as dificuldades e/ou resistências sentidas pelos professores na implementação da educação sexual, bem como as necessidades dos alunos em matéria de ES. Aplicou-se um questionário a docentes de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) de escolas do concelho do Porto e outro a discentes também de 1.º, 2.º e 3.º CEB do mesmo concelho. Nesta comunicação serão apresentados os resultados preliminares obtidos por meio dos questionários. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15525 |
ISSN: | 1138-1663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto_XICGPP_SusanaMarinho&ZeliaAnastacio.pdf | Documento principal | 244,2 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |