Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14618
Título: | Contribuição da avaliação do processamento auditivo no estudo do desempenho académico |
Autor(es): | Nunes, Cristiane Lima Pereira, Liliane Desgualdo Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Testes auditivos Dificuldades de aprendizagem Desempenho académico |
Data: | 19-Jul-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Resumo(s): | O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e a aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados com o seu desempenho académico. A amostra foi constituída por 20 crianças com bom desempenho académico (notas de 4,0 a 5,0) e 31 crianças com fraco desempenho académico (notas de 0,0 a 3,9). A análise estatística mostrou que dois dos testes (teste MSV e teste PD) discriminam significativamente os dois grupos de alunos e que há correlação entre o perfil académico e o fraco desempenho nalguns testes do processamento auditivo. Os resultados mostram a existência de correlação entre o desempenho académico e a dificuldade de analisar os sons recebidos, o que evidencia a relevância da avaliação das vias auditivas em crianças com baixo desempenho académico. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14618 |
ISBN: | 978-989-8537-00-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SEFLS-APA_DesempenhoAcad_1384-1405.pdf | Artigo | 294,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |