Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9694

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTracana, Rosa Branca-
dc.contributor.authorFerreira, Cláudia-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2009-11-02T15:00:47Z-
dc.date.available2009-11-02T15:00:47Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.citation"Revista Científica da Escola Superior de Educação da Guarda". ISSN 1646-119. 4:2 (2007) 133-148.por
dc.identifier.issn1646-1193por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/9694-
dc.description.abstractOs recursos naturais são cruciais para o funcionamento da economia e para a qualidade de vida das populações. O objectivo do presente estudo foi proceder a uma análise comparativa da abordagem do tema “Uso de recursos” no ensino básico Português e Moçambicano, dando especial atenção à análise de duas concepções: (i) “Responsabilidade Individual vs Social”, dando ênfase às “estratégias de prevenção no desperdício dos recursos e na gestão dos mesmos”, e (ii) “Homem como convidado da natureza e ambiente vs Homem como Dono da Natureza e Ambiente”, examinando a “disponibilidade dos recursos, sustentabilidade e equidade”. Os resultados mostraram que nos manuais escolares não é dada ênfase à responsabilidade individual e social nas questões ambientais e que o conceito de sustentabilidade não é evidenciado. Nestes aspectos não se encontraram grandes diferenças entre os manuais de Ciências e os de Geografia. Os manuais portugueses dão maior ênfase à Poluição e Uso de Recursos enquanto que os moçambicanos apresentam maior preocupação e envolvimento na Gestão do Uso dos Recursos.por
dc.description.sponsorshipEuropean project FP6 “Biohead-Citizen” CIT2-CT-2004-506015por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Projecto “Análise de manuais escolares” (PTDC/CED/65224/2006)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação da Guardapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectUso de recursospor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.titleAnálise do “uso de recursos” nos manuais escolares portugueses e moçambicanospor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.number2por
sdum.pagination133-148por
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.volume4por
sdum.journalRevista Científica da Escola Superior de Educação da Guardapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)
DCILM - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ESE_Uso de recursos.pdfArtigo159,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID