Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/938

TítuloPolíticas de educação de adultos e o ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras
Autor(es)Ribas, Béatrice Perez Lages
Data2004
Resumo(s)Este trabalho constitui-se num estudo desenvolvido na área da Educação de Adultos, tendo como preocupação central saber como e onde se situam o ensino e a aprendizagem das línguas estrangeiras nas políticas de Educação de Adultos. Procurámos dar resposta a esta questão reflectindo sobre os conceitos relativos à Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida e traçando uma retrospectiva das políticas educativas que nortearam este sector da Educação. Percebemos que as solicitações políticas e sociais que envolvem os adultos e os orientam para a aprendizagem de línguas estrangeiras reflectem uma instrumentalização das mesmas ao pretender tornar os indivíduos mais empregáveis no seio de um sistema mundial altamente competitivo. Tendo desenvolvido esta análise no enquadramento das políticas de Educação de Adultos que, em Portugal e na Europa, marcaram os últimos 30 anos, procurámos ainda entender o lugar que as línguas estrangeiras ocupam no processo de instrumentalização da Educação de Adultos para a mudança social e para o desenvolvimento, e concluímos que elas constituem um elemento fundamental para qualificar os indivíduos, mas também para torná-los menos vulneráveis aos riscos decorrentes dos imperativos da competitividade económica. Tendo, igualmente, considerado os factores económicos, políticos e sociais que orientam o processo de ensino das línguas em Portugal, confirmámos a existência de um mercado linguístico no qual o sector privado, representado pelos institutos privados, assume um lugar de destaque, favorecendo a procura privada e individual de formação, e distanciando-se cada vez mais do ideário educativo segundo o qual as línguas estrangeiras contribuem para o exercício de uma cidadania democrática. Neste sentido, a aprendizagem de qualquer língua estrangeira é definida enquanto vantagem competitiva individual – ao valorizar a vertente formativa e as motivações dos adultos – e dificilmente consegue assumir-se como base para uma globalização contra-hegemónica apoiada nos conceitos de cidadania crítica e diálogo inter/multicultural. É, finalmente, de acordo com estes pressupostos que apontámos para uma crescente mercadorização do ensino das línguas e, consequentemente, para um aumento das clivagens sociais associadas à desigualdade de oportunidades educativas já que, perante a ausência de definição de estratégias por parte da entidade pública interveniente no sector, o ensino e a aprendizagem das línguas estrangeiras em Portugal continuam a estar apenas ao alcance de uma parte da população adulta com meios suficientes para pagar a sua formação.
This work sets itself as a study developed in the field of Adult Education, with the central concern of knowing how and where the teaching and the learning of foreign languages take place in the Adult Education politics. We tried to answer this question by considering the concepts of Lifelong Education and Lifelong Learning and by setting out a retrospective of the educational politics that have orientated this sector of education. We understood that the political and social requests involving and orientating the adults towards the learning of foreign languages reflect their instrumental use as they make the individuals more employable in the heart of a highly competitive worldwide system. Having this analysis been developed in the fitting of Adult Education politics that have marked the last 30 years in Portugal and in Europe, we tried to understand the place that foreign languages take up in the process of the Adult Education instrumental use for the social change and development, and we concluded that they constitute a fundamental element to qualify the individuals and also to make them less vulnerable to the risks resulting from the economic competitiveness imperatives. Having also considered the economical, political and social factors that orientate the process of language teaching in Portugal, we confirmed the existence of a linguistic market in which the private sector, represented by the private schools, assumes a distinctive place, favouring the private and individual training demand and moving away from the educational ideas according to which the foreign languages contribute to the exercise of a democratic citizenship. In this sense, the learning of any foreign language is defined as an individual competitive advantage – when it values the training slope and the adults’ motivations – and it can hardly be assumed as a basis for a counter-hegemonic globalisation supported by the concepts of critical citizenship and inter/multicultural dialogue. Finally, and according to these presuppositions, we pointed to a growing merchandising of language teaching and, consequently, to a growth of the social gaps associated to the inequality of the educational opportunities as, due to the lack of strategic definitions from the public body which intervenes in the sector, the teaching and learning of foreign languages in Portugal continue to be only at the reach of the part of the adult population with enough means to pay for its training.
Ce travail représente une étude développée dans le champs de l’éducation des adultes, ayant comme préoccupation centrale de savoir comment et ou se situent l’enseignement et l’apprentissage des langues étrangères dans les politiques de l’éducation des adultes. Nous avons cherché à répondre à cette question en réfléchissant sur les concepts relatifs à l’éducation et l’apprentissage tout au long de la vie et en traçant une rétrospective des politiques éducatives qui ont orienté ce secteur de l’éducation. Nous avons compris que les sollicitations politiques et sociales qui concernent les adultes et les orientent en direction de l’apprentissage des langues étrangères reflètent une instrumentalisation de ces dernières en voulant rendre les individus plus employables au sein d’un système mondial hautement compétitif. Ayant développé cette analyse dans le cadre des politiques de l’éducation des adultes qui, au Portugal et en Europe, ont marqué les trante dernières années, nous avons aussi essayé de comprendre la place occupée par les langues étrangères dans le processus d’instrumentalisation de l’éducation des adultes pour le changement social et le développement, et nous avons conclu qu’elles constituent un élément fondamental pour la qualification des individus, mais aussi pour les rendre moins vulnérables aux risques résultant des impératifs de la compétitivité économique. Ayant également considéré les facteurs économiques, politiques et sociaux qui orientent le processus de l’enseignement des langues au Portugal, nous avons confirmé l’existence d’un marché linguistique dans lequel le secteur privé, représenté par les instituts privés, prédomine favorisant la demande privée et individuelle de formation, et s’éloigant de plus en plus de l’ideal éducatif, selon lequel les langues étrangères contribuent à l’exercice d’une citoyenneté démocratique. Dans ce sens, l’apprentissage d’une langue étrangère est défini en tant qu’avantage compétitif individuel – puisqu’il valorise le côté formatif et les motivations des adultes – et arrive difficilement à s’assumer comme base pour une globalisation contre-hégémonique basée sur les concepts de citoyenneté critique et de dialogie inter/multiculturel. C’est finalement en accord avec ces pressupositions que nus avons signalé un mercantilisme croissant de l’enseignement des langues et, par conséquent, une augmentation des clivages sociaux associés à l’inégalité des opportunités éducatives puisque, en l’absence de définition de stratégies de la part de l’entité publique intervenant dans ce secteur, l’enseignement et l’apprentissage des langues étrangères au Portugal continuent à n’être qu’à la portée d’une partie privilégiée de la population adultes ayant les moyens économiques nécessaires pour payer sa formation.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/938
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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