Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9373

TítuloMobilidade e empreendedorismo no Ensino Superior: o caso das Ciências Sociais
Outro(s) título(s)Mobility and entrepreneurship in Higher Education: the case of Social Sciences
Autor(es)Moreira, Helena Rita Gonçalves Marinho
Orientador(es)Marques, Ana Paula
Bandeira, Miguel Sopas de Melo
Palavras-chaveEnsino Superior
Transição para o mercado de trabalho
Empreendedorismo
Mobilidade
Ciências Sociais
Higher Education
Transition to labour market
Entrepreneurship
Mobility
Social Sciences
Data2-Mai-2009
Resumo(s)As últimas décadas têm sido profundamente marcadas por modificações no mercado de trabalho europeu. Estas conduziram, com maior ou menor impacto, consoante os países, ao incremento da flexibilização e da precarização do trabalho, à segmentação da mão-de-obra e ao desenvolvimento formas atípicas de emprego, em particular para os jovens licenciados com trajectórias não lineares (e.g., formação, emprego, desemprego e inactividade) associadas a uma diversidade de estatutos ou condições em que prevalecem situações recorrentes de vulnerabilidade em relação ao emprego. Face a este contexto, a problemática da “inserção profissional” tem estado no centro das preocupações políticas e a sua análise assume-se relevante no actual movimento europeu de reforma do sistema de ensino superior. Daí a relevância da presente investigação, realizada no âmbito do projecto MeIntegra “Mercados e Estratégias de inserção de jovens licenciados”, entre 2006 a 2007, que centrou-se, sobretudo, nos resultados do diagnóstico realizado aos jovens licenciados provenientes da área das “Ciências Sociais”, que concluíram a licenciatura no ano lectivo 2004/ 2005 pela Universidade do Minho. Ao debruçar-se sobre o processo de transição dos licenciados para o mercado de trabalho, procurou-se contemplar uma dupla abordagem de análise, privilegiando, por um lado, i) uma perspectiva sociológica centrada na compreensão das motivações pessoais e sociais dos diplomados no acesso ao ensino superior, as suas trajectórias formativas e profissionais e as estratégias desencadeadas para obterem emprego; e, por outro lado, ii) uma perspectiva educativa focalizada no papel da educação/ ensino superior na preparação para a vida profissional e apoio à inserção no mercado de trabalho. O presente trabalho encontra-se estruturado em três partes essenciais. Na I Parte, centrada na “Globalização e Políticas do Ensino Superior” apresenta-se, ainda que de forma breve, o Estado de Arte da expansão e globalização das políticas de ensino superior. Evidenciam-se as recentes reformas do sistema de ensino superior europeu que configuram o processo de Bolonha e que impelem a abertura das universidades às relações transnacionais, através da participação em programas de mobilidade e redes de cooperação que favorecem a circulação e transferência de conhecimento, assumindo-se como elementos-chave na estratégia europeia de emprego. Por último, analisa-se a importância do empreendedorismo no ensino superior, não apenas sob a perspectiva do ensino orientado para a criação de auto-emprego, mas sobretudo para o desenvolvimento de novas competências e baseado na transferência e comercialização de conhecimento técnico-científico, através da criação de spin-offs académicos que concretizam a nova missão da “Universidade Empreendedora”. Na II Parte, destinada a “Perspectivar os desafios das Ciências Sociais no projecto MeIntegra”, após o enquadramento do projecto de investigação e da estratégia de pesquisa empírica adoptada, tem lugar a apresentação dos eixos analíticos de suporte à formulação das hipóteses da investigação. A partir dos resultados do diagnóstico transversal extensivo sistematizou-se os traços principais que marcam o processo de transição dos jovens licenciados para o mercado de trabalho, em particular do ponto de vista do seu capital social e familiar, relacionando-o com os contextos, modalidades e estratégias de transição para a vida activa, visando-se alargar e aprofundar o conhecimento sobre os seus itinerários profissionais e formativos. Para terminar, na III Parte desta investigação faz-se um balanço conclusivo, destacando-se as principais conclusões do diagnóstico, bem como se apresentam alguns eixos de intervenção estratégicos no domínio do ensino superior que podem facilitar o processo de transição para a vida activa dos licenciados. Para concluir esta reflexão apresenta-se como exemplo de “boas práticas” o spin-off académico “Laboratório MeIntegra”, inserido recentemente no contexto da Universidade do Minho.
The last decades have been marked by profound changes in the European labor market. These led, more or less impact depending on the countries, the increase of flexibility and precariousness of work, the segmentation of labor force and the development of atypical forms of employment. There is also a (re)configuration in the processes of professional insertion of young graduates with nonlinear paths (ex. training, employment, unemployment and inactivity) associated with a diversity of statutes or conditions (ex. scholarships, task work and training) that prevail in situations of employment vulnerability. Given the increasing uncertainty, instability and precariousness that characterized most of the pathways of young people that leaving the university and access to labour market, the debate over "professional insertion" has been at the centre of political attention and this analysis is assumed relevance in the current European movement for reform of higher education system. This explains the relevance of this research, developed in the scope of the MeIntegra project - "Markets and Strategies for insertion of young graduates” - , between 2006 and 2007, focused primarily on the diagnosis results made to graduates of the University of Minho from "Social Sciences” area. To look on the process of transition to work of young graduates, tried to include a dual approach of analysis in this research, focusing on the one hand, i) a sociological perspective focuses on understanding the personal and social motivations in the access of graduates in higher education, their educational and professional trajectories and strategies taken to get a job, or the influence of factors of labour market segmentation such as social background, geographical mobility, gender and the course/graduation, and secondly , ii) a educational focus based on the role of higher education in preparation for work and support for insertion into the labor market. This work is structured into three essential parts. In Part I, focusing on "Globalization and Higher Education Policies" present, even briefly, the State of Art of the expansion and globalization of higher education policies. Evidence the recent reforms of European higher education system that shape the Bologna process and to propel the opening of universities to transnational relationships, through participation in mobility programs and cooperation networks that promote the circulation and transfer of knowledge, assuming themselves as key elements in the European employment strategy. Finally, examine the importance of entrepreneurship in higher education, not only from the education perspective geared to the creation of self-employment, but especially for the development of new skills based on transfer and marketing of technical-scientific knowledge, through the creation of academic spin-offs to implement the new mission of the “Entrepreneurial University”. In Part II, intended to "Look the challenges of Social Sciences in the project MeIntegra" after the framework of these research project and the strategy adopted in empirical research, have place the presentation of the main analytical axes to support the formulation of research hypotheses. From the results of transversal extensive diagnostic systematized the key traits that mark the process of transition of young graduates into the labour market, particularly in terms of their social and familiar capital in relation to the contexts, modalities and strategies for transition to labour market, seeking to broaden and deepen knowledge about their professional and training routes. The third and last part of this research it’s to do a conclusive assessment, especially the main conclusions of the diagnostic, as present some strategic intervention areas in higher education that can facilitate the transition to working life of graduates. To conclude this discussion is presented as example of "good practices" the academic spin-off "MeIntegra Laboratory”, recently inserted in the University of Minho context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (especialização em Sociologia da Cultura e dos Estilos de Vida)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9373
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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