Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/93123

TítuloO impacto da pandemia COVID-19 no e-commerce
Outro(s) título(s)The impact of the COVID-19 pandemic on e-commerce
Autor(es)Brito, Daniel Filipe Oliveira de
Orientador(es)Guimarães, Maria Helena
Data24-Jul-2024
Resumo(s)A pandemia COVID-19 veio, em princípios de 2020, abalar a economia global. Com ela surgiram desafios que a economia moderna não tinha ainda enfrentado. Assim, o e-commerce surgiu como uma possibilidade para fazer face alguns dos principais problemas introduzidos pela situação pandémica, nomeadamente as limitações de deslocação que dificultaram a realização das transações comerciais nos moldes mais convencionais. A presente dissertação procurou investigar o impacto que a pandemia teve na evolução do e-commerce, centrando-se em cinco países de diferentes geografias e com caraterísticas económicas e politicas distintas.: Canadá, Colômbia, Estados Unidos da América, Nova Zelândia e Reino Unido. A literatura sobre esta temática é ainda escassa devido à atualidade do fenómeno pandémico. Nesse sentido espera-se contribuir, com este estudo, para o conhecimento adicional sobre o impacto da pandemia no e-commerce. O estudo explora como o número de casos de COVID-19, as medidas governamentais de prevenção e contenção à pandemia e a taxa de desemprego impactaram a evolução do e-commerce. Os resultados sugerem que as medidas governamentais tiveram um impacto positivo e significativo nas vendas online, sugerindo assim que a crise pandémica pode ter acelerado a transição para o comércio digital como uma alternativa segura e conveniente às transações convencionais. Por outro lado, verificou-se que o número de casos COVID-19 e a evolução da taxa de desemprego não mostraram ter contribuído para a evolução do e-commerce. Este estudo contribui com insights valiosos para futuras investigações sobre o e-commerce em contextos de crises pandémicas globais, recomendando, no entanto, a exploração de outros modelos econométricos e a inclusão de uma amostra maior de países para uma análise mais robusta e detalhada.
The COVID-19 pandemic, emerging in early 2020, has significantly disrupted the global economy, introducing challenges that the modern economy had not yet faced. Consequently, e commerce has emerged as an alternative to mitigate some of the main issues caused by the pandemic, namely restrictions on the movement of people in public spaces which made commercial transactions in conventional forms more difficult. Therefore, this dissertation seeks to analyze the impact of the pandemic in the evolution of e-commerce focusing on five countries of different geographical locations and with distinct economic and political features: Canada, Colombia, the United States, New Zealand, and the United Kingdom. The literature on this topic is still scarce due to the fact that the pandemic is a recent phenomenon. In this regard, it is hoped that this study will contribute to bring additional knowledge on the impact of COVID-19 on e-commerce. The study explores how the number of COVID-19 cases, the government prevention and containment measures, and the unemployment rates impacted the evolution of e-commerce. The results suggest that government measures had a significant and positive impact on online sales, thus suggesting that the pandemic crisis may have accelerated the transition to digital commerce as a safe and convenient alternative to conventional transactions. On the other hand, it was found that the number of COVID-19 cases and the evolution of the unemployment rate did not appear to contribute to the evolution of e-commerce. This study provides valuable insights for future research on e-commerce in the context of global pandemic crises; however, it recommends exploring other econometric models and inclusion of a larger sample of countries for a more robust and detailed analysis.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/93123
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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