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https://hdl.handle.net/1822/9298
Título: | Álcool, tabaco e outras drogas : concepções de professores e alunos do ensino básico e secundário e análise de programas e manuais escolares |
Autor(es): | Gonçalves, Artur Rodrigues, Vitor Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Álcool Tabaco Drogas Manuais escolares Concepções de professores Concepções de alunos |
Data: | Mai-2009 |
Editora: | Universidade dos Açores Universidade do Minho |
Resumo(s): | O propósito desta investigação foi de averiguar qual o quadro de orientação dos programas escolares sobre a toxicodependência, que evolução teve ao longo dos anos em Portugal, que representatividade têm os programas nos manuais escolares nacionais e compará-los aos de outros 15 países; que percepções têm os operacionalizadores (professores) e destinatários (alunos) destes instrumentos pedagógicos e que alterações consideram importantes para melhorar a actual abordagem ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas (ATD). Procedeu-se à análise comparativa de 13 programas escolares nacionais, de 348 manuais escolares portugueses e de 61 manuais de outros 15 países (do projecto europeu FP6 Biohead-Citizen) bem como das concepções de 209 professores e 816 alunos dos três ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Verificou-se que nos anos 70 surgem as primeiras referências explícitas nos manuais escolares portugueses sobre a problemática do ATD, que vão aumentando progressivamente de reforma para reforma. As referências são definidas por ciclo de ensino e não por ano de escolaridade e os programas do ensino secundário são os que apresentam menos referências. Em geral os manuais conformam com o programa que lhe está subjacente. A componente textual é grandemente superior à dimensão icónica e a abordagem incide sobre os problemas físicos, psicológicos e sociais. Dos 16 países envolvidos no Project Biohead-Citizen, apenas a Finlândia tem um manual especificamente dedicado à promoção da saúde. Em 14 países os manuais abordam os tópicos do ATD nas três dimensões física, social e psicológica, com a componente textual a superiorizar-se à das imagens. Na maioria dos países, a abordagem ao ATD nos manuais tem uma perspectiva mais biomédica do que de promoção da saúde. Os professores e alunos reconhecem o uso/abuso aditivo como problema socialmente grave, mais presente no género masculino, e com origens em dinâmicas valorativas, culturais, socio-econónómicas e idiossincráticas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9298 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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