Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92745

TítuloAvaliação externa no Ensino Básico: implicações nas práticas curriculares
Outro(s) título(s)External evaluation in Basic Education: implications for curricular practices
Autor(es)Bispo, Regiane Silva
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveAvaliação
Avaliação externa das escolas
Currículo
Práticas curriculares
Evaluation
External evaluation of schools
Curriculum
Curricular practices
Data23-Jun-2024
Resumo(s)A partir da análise do marco histórico e de trabalhos relacionados, neste estudo seguiu-se a análise do marco histórico da avaliação externa, especificamente, do programa de Avaliação Externa das Escolas para inferir sobre as implicações no desenvolvimento do currículo. A cultura da avaliação em Portugal iniciou-se em 1992, com o programa Observatório da Qualidade da escola, programa pioneiro em avaliar escolas e incentivar a prática da autoavaliação, servindo como base para o desenvolvimento de outros dispositivos de avaliação, como o Projeto Qualidade XXI, em 1999, criado pelo Instituto de Inovação Educacional (IIE), seguido do Programa de Avaliação Integrada das Escolas no mesmo ano terá sido a primeira tentativa de implementação de um programa de avaliação externa de escolas, em Portugal, desenvolvido pela Inspeção Geral da Educação (IGE), quando em 2006 o programa Aferição da Efetividade da Autoavaliação das Escolas introduziu o modelo mais parecido com a atual Avaliação Externa das Escolas, sendo um processo de avaliação externa no modelo de metaavaliação. Segui-se o Programa Avaliação Externa das Escolas, que é o foco desta investigação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa documental, a partir de fontes como dissertações, teses, artigos e relatórios. Foram analisados os cinco relatórios nacionais do 1º ciclo de avaliação externa, quatro relatórios nacionais do 2º ciclo e os cinco documentos relativos ao 3º ciclo, bem como, os relatórios dos Grupos de Trabalho dos anos de 2006, 2011 e 2018. Foram selecionadas 6 dissertações e teses de Mestrado e Doutoramento, com um caráter específico relacionado com o nosso trabalho e 4 artigos, num total de 10. Os principais resultados evidenciam que há influências da AEE nas práticas curriculares, quer pela otimização dos recursos educativos, quer pela articulação curricular. O trabalho cooperativo entre os docentes foi positivamente avaliado, principalmente, o planeamento das atividades e articulação curricular, bem como, na partilha das práticas cientifico-pedagógicas e a reflexão sobre a eficácia das mesmas.
From the analysis of the historical framework and related works, this study followed the analysis of the historical framework of external evaluation, specifically, the External Evaluation of Schools programme to infer about the implications on curriculum development. The culture of evaluation in Portugal began in 1992 with the School Quality Observatory programme, a pioneering programme in evaluating schools and encouraging the practice of self-evaluation, serving as a basis for the development of other evaluation devices, such as the Quality XXI Project in 1999, created by the Institute for Educational Innovation (IIE), followed by the Integrated School Evaluation Programme in the same year, which was the first attempt to implement an external school evaluation programme in Portugal, developed by the General Inspectorate of Education (IGE), while in 2006 the Aferição da Efetividade da Autoavaliação das Escolas programme introduced the model most similar to the current External School Evaluation, being an external evaluation process in the metaevaluation model. This is followed by the External School Evaluation Programme, which is the focus of this research. For the development of the work, a documentary research was carried out, from sources such as dissertations, theses, articles and reports. The five national reports of the 1st cycle of external evaluation, four national reports of the 2nd cycle and the five documents related to the 3rd cycle were analysed, as well as the reports of the Working Groups of the years 2006, 2011 and 2018. Six Master's and PhD dissertations and theses were selected, with a specific character related to our work and 4 articles, for a total of 10. The main results show that there are influences of ESA on curricular practices, both by optimising educational resources and by curricular articulation. The co-operative work between teachers was positively evaluated, especially the planning of activities and curricular articulation, as well as the sharing of scientific-pedagogical practices and reflection on their effectiveness.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92745
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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