Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92553

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuedes, Graçapor
dc.contributor.authorMoreira, Corália Manuela Machadopor
dc.date.accessioned2024-07-24T09:52:27Z-
dc.date.available2024-07-24T09:52:27Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.date.submitted2024-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92553-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessóriospor
dc.description.abstractAs tendências partem de uma dinâmica do mercado, podendo ser identificadas através de sinais em situações políticas, sociais, culturais, mudanças económicas, ambientais e entre outros contextos. Todas estas influências irão prever e adaptar-se ao comportamento que o consumidor adotará futuramente. A tendência criada no mercado pode ter uma direção, um caminho a seguir, reflexo do comportamento dos consumidores e de todo um ambiente criado à sua volta, como um conceito Holístico, mudando assim a direção a seguir, ficando sempre comprometida a aposta nessas direções que sejam um sucesso, pois podem não ser. O nome tendência no mercado pode ser como que algo efémero, absorvido pela própria sociedade, ser considerada uma moda temporária e acabar com alguma brevidade. Baseado na análise de tendências é possível ver que elas possuem características que as distinguem entre si, existe assim uma escala percetível, como se dá o seu alcance segundo a abrangência social, transformando-se assim num gerador de impacto social, um movimento, que é classificado em macrotendências, antes consideradas micro tendências, chegando como foi referido anteriormente, uma moda temporária. No processo de revisão de tendências a observação das dinâmicas que envolvem o consumidor é crucial, o mesmo compreende uma atividade moderna e complexa no qual o estudo profundo das tendências é fundamental. As marcas e agências de previsões também estão incluídas neste processo. Existe um contante movimento que engloba uma descentralização e divisão na sociedade atualmente, tornando desafiante entender as tendências nelas contida e numa constante mudança traduzindo o seu meio envolvente, e realidades de expressão efémeras e que são fenómenos que não se podem ignorar, que ao serem analisados, verificando a sua origem e atividade são essenciais no contexto criativo e empresarial.por
dc.description.abstractTrends start from a market dynamic and can be identified through signals in political, social, cultural, economic, environmental changes and among other contexts. All these influences will predict and adapt to the behaviour that the consumer will adopt in the future. The trend created in the market can have a direction, a path to follow, a reflection of the behaviour of consumers and a whole environment created around them, as a holistic concept, thus changing the direction to follow, always being committed to bet on these directions that are a success, because they may not be. The name trend in the market can be like something ephemeral, absorbed by society itself, be considered a temporary fashion and end with some brevity. Based on the analysis of trends it is possible to see that they have characteristics that distinguish them from each other, there is thus a perceptible scale, as its reach is given according to the social scope, thus becoming a generator of social impact, a movement, which is classified into macrotrends, previously considered microtrends, arriving as was mentioned earlier, a temporary fad. In the process of reviewing trends, the observation of the dynamics involving the consumer is crucial, it comprises a modern and complex activity no0 which the in-depth study of trends is fundamental. Brands and forecasting agencies are also included in this process. There is a constant movement that encompasses a decentralization and division in society today, making it challenging to understand the trends contained in them and in a constant change translating their surroundings, and ephemeral realities of expression and that are phenomena that cannot be ignored, that when analysed, verifying their origin and activity are essential in the creative and business context.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectTendênciaspor
dc.subjectModapor
dc.subjectConsumidorpor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectDesign de modapor
dc.subjectModa sustentávelpor
dc.subjectDesigners de modapor
dc.subjectTrendspor
dc.subjectFashionpor
dc.subjectConsumerpor
dc.subjectFashion designpor
dc.subjectSustainable fashionpor
dc.subjectFashion designerspor
dc.titleA influência das tendências de mercado na criação de coleções de modapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203607171por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Coralia Manuela Machado Moreira.pdfDissertação de mestrado1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID