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TítuloResolução e formulação de problemas de Matemática nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Problem solving and posing of Mathematics in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education
Autor(es)Branco, Mariana Rodrigues Borges Salvador
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveAprendizagem da Matemática
Formulação de problemas
Resolução de problemas
Learning mathematics
Problem posing
Problem solving
Data7-Jul-2023
Resumo(s)O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação teve como objetivo identificar o contributo da Resolução e Formulação de Problemas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, respondendo às seguintes questões: 1) Como é que os alunos resolvem os problemas? 2) Como os alunos formulam os problemas? 3) Quais as dificuldades manifestadas pelos alunos na resolução de problemas? 4) Quais as dificuldades manifestadas pelos alunos na formulação de problemas? Para a elaboração deste projeto foi necessário um período de estágio em dois contextos escolares diferentes, numa turma de 1.º ano (Estudo 1) e de 5.º ano do Ensino Básico (Estudo 2). No período de observação destes dois contextos, foram detetadas dificuldades na resolução de problemas e a inexistência de tarefas de formulação de problemas. Ao longo deste projeto adotou-se uma metodologia próxima da investigação-ação e assente na prática reflexiva. Esta metodologia caracterizou-se pela observação, planeamento, ação e avaliação, repetindo-se este ciclo de forma a melhorar a prática docente e a aprendizagem dos alunos. A implementação deste projeto dividiu-se em duas grandes partes (Estudo 1 e Estudo 2), cada uma dividida em três momentos: a avaliação diagnóstica, a implementação das atividades e a avaliação final. No Estudo 1 foram feitas seis intervenções, enquanto no Estudo 2 foram feitas quatro intervenções, pois este último foi caracterizado por alguns contratempos. Parte destas intervenções foram destinadas à resolução de problemas, e a outra parte à formulação de problemas. Este plano de intervenção permitiu identificar as dificuldades dos alunos e registar a evolução positiva dos mesmos quando confrontados com tarefas de Resolução e Formulação de Problemas. Concluiu-se que a Resolução e Formulação de Problemas poderá ser uma estratégia de ensino bastante eficaz na aprendizagem da Matemática e no desenvolvimento do raciocínio lógico.
This report was developed within the framework of the Internship Curricular Unit integrated in the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This investigation aimed to identify the contribution of Problem Solving and Posing in the Mathematics teaching and learning process, answering the following questions: 1) How do students solve problems? 2) How do students formulate problems? 3) What difficulties do students have in solving problems? 4) What difficulties do students have in posing problems? For this project, a period of internship was necessary in two different school contexts, in a class of 1st-grade (Study 1) and 5th-grade of Basic Education (Study 2). During the observation period of these two contexts, difficulties in problem solving and the lack of problem posing tasks were detected. Throughout this project, a methodology close to the action-research methodology was adopted and based on reflective practice. This methodology was characterized by observation, planning, act and evaluation, repeating this cycle in order to improve teaching practice and student learning. The implementation of this project was divided into two major parts (Study 1 and Study 2), each divided into three moments: diagnostic evaluation, implementation of activities, and final evaluation. Study 1 comprised six interventions sessions whereas Study 2 comprised four, as the latter was characterized by some setbacks. Some of these sessions aimed to solve problems, and the others to posing problems. This intervention plan made it possible to identify the students' difficulties and record the positive evolution of the students when faced with Problem Solving and Posing tasks. It was concluded that the Problems Solving and Posing can be a very effective teaching strategy in the learning of Mathematics and in the development of logical reasoning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92155
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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