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TítuloGreenwashing — O perigo de alegações falsas generalizadas e como os média Portugueses representam essa prática
Outro(s) título(s)Greenwashing — The danger of generalised false claims and how the Portuguese media represent this practice
Autor(es)Ribeiro, Lauralice
Ribeiro, Paula Campos
Palavras-chaveGreenwashing
Monitor de responsabilidade climática corporativa
Sustentabilidade
“Race to Zero”
Corporate climate responsibility monitor
Sustainability
Data2024
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
CitaçãoRibeiro, L., & Ribeiro, P. C. (2024). Greenwashing — O perigo de alegações falsas generalizadas e como os média Portugueses representam essa prática. Comunicação E Sociedade, 45, e024010. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5034
Resumo(s)As Nações Unidas lançaram a campanha “Race to Zero”, à qual empresas privadas aderiram voluntariamente na busca pela redução das emissões de carbono até 2030. Os resultados desta ação estão presentes no Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa, desenvolvido pelo NewClimate Institute e pelo Carbon Market Watch. Ora, o presente estudo visa perceber como é que os maiores jornais portugueses — Expresso e Público — noticiaram os resultados da campanha “Race to Zero” e qual o foco dos média sobre greenwashing nos períodos anterior e posterior à divulgação do Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa, em 2022 e 2023. Assim, procuram-se respostas para as perguntas: como é que os dois maiores jornais online de Portugal abordam o greenwashing? E qual a visibilidade dada ao relatório dos resultados da campanha “Race to Zero”? Metodologicamente, o estudo segue duas abordagens: em primeiro lugar, uma revisão de literatura não sistemática sobre o estado da arte do conceito de “greenwashing”; e, em segundo lugar, uma pesquisa empírica de análise de conteúdo qualitativa/quantitativa realizada a partir das publicações online dos dois maiores jornais de Portugal (Expresso e Público) no período de divulgação do Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa.
The United Nations launched the “Race to Zero” campaign, which private companies have voluntarily joined in the quest to reduce carbon emissions by 2030. The results of this action can be found in the Corporate Climate Responsibility Monitor, developed by the NewClimate Institute and Carbon Market Watch. This study aims to understand how the two largest Portuguese newspapers — Expresso and Público — report on the results of the “Race to Zero” campaign and how much the media focuses on greenwashing in the period before and after the release of the Corporate Climate Responsibility Monitor, in 2022 and 2023. In search of answers to the following questions: how do Portugal’s two largest online newspapers approach greenwashing? And how visible is the report on the results of the “Race to Zero” campaign? Methodologically, the study follows two approaches: firstly, a non-systematic review of the latest literature on the concept of “greenwashing”; and, secondly, an empirical survey of qualitative/quantitative content analysis based on the online publications of the two largest newspapers in Portugal (Expresso and Público) during the period of publication of the Corporate Climate Responsibility Monitor.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92113
DOI10.17231/comsoc.45(2024).5034
ISSN1645-2089
e-ISSN2183-3575
Versão da editorahttps://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/5034
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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