Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92113

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Lauralicepor
dc.contributor.authorRibeiro, Paula Campospor
dc.date.accessioned2024-06-27T15:41:20Z-
dc.date.available2024-06-27T15:41:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationRibeiro, L., & Ribeiro, P. C. (2024). Greenwashing — O perigo de alegações falsas generalizadas e como os média Portugueses representam essa prática. Comunicação E Sociedade, 45, e024010. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5034por
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92113-
dc.description.abstractAs Nações Unidas lançaram a campanha “Race to Zero”, à qual empresas privadas aderiram voluntariamente na busca pela redução das emissões de carbono até 2030. Os resultados desta ação estão presentes no Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa, desenvolvido pelo NewClimate Institute e pelo Carbon Market Watch. Ora, o presente estudo visa perceber como é que os maiores jornais portugueses — Expresso e Público — noticiaram os resultados da campanha “Race to Zero” e qual o foco dos média sobre greenwashing nos períodos anterior e posterior à divulgação do Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa, em 2022 e 2023. Assim, procuram-se respostas para as perguntas: como é que os dois maiores jornais online de Portugal abordam o greenwashing? E qual a visibilidade dada ao relatório dos resultados da campanha “Race to Zero”? Metodologicamente, o estudo segue duas abordagens: em primeiro lugar, uma revisão de literatura não sistemática sobre o estado da arte do conceito de “greenwashing”; e, em segundo lugar, uma pesquisa empírica de análise de conteúdo qualitativa/quantitativa realizada a partir das publicações online dos dois maiores jornais de Portugal (Expresso e Público) no período de divulgação do Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa.por
dc.description.abstractThe United Nations launched the “Race to Zero” campaign, which private companies have voluntarily joined in the quest to reduce carbon emissions by 2030. The results of this action can be found in the Corporate Climate Responsibility Monitor, developed by the NewClimate Institute and Carbon Market Watch. This study aims to understand how the two largest Portuguese newspapers — Expresso and Público — report on the results of the “Race to Zero” campaign and how much the media focuses on greenwashing in the period before and after the release of the Corporate Climate Responsibility Monitor, in 2022 and 2023. In search of answers to the following questions: how do Portugal’s two largest online newspapers approach greenwashing? And how visible is the report on the results of the “Race to Zero” campaign? Methodologically, the study follows two approaches: firstly, a non-systematic review of the latest literature on the concept of “greenwashing”; and, secondly, an empirical survey of qualitative/quantitative content analysis based on the online publications of the two largest newspapers in Portugal (Expresso and Público) during the period of publication of the Corporate Climate Responsibility Monitor.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGreenwashingpor
dc.subjectMonitor de responsabilidade climática corporativapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subject“Race to Zero”por
dc.subjectCorporate climate responsibility monitorpor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.titleGreenwashing — O perigo de alegações falsas generalizadas e como os média Portugueses representam essa práticapor
dc.title.alternativeGreenwashing — The danger of generalised false claims and how the Portuguese media represent this practicepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/5034por
dc.commentsAdicionar também nas coleções do departamento de comunicaçãopor
oaire.citationVolume45por
dc.identifier.eissn2183-3575por
dc.identifier.doi10.17231/comsoc.45(2024).5034por
sdum.journalComunicação e Sociedadepor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumbere024010por
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Greenwashing EN.pdfVersão EN118,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
Greenwashing PT.pdfVersão PT123,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID