Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91921
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pilati, Eloisa | por |
dc.contributor.author | Lourenço-Gomes, Maria do Carmo | por |
dc.contributor.author | Castro, Ana Carolina de | por |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T15:50:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Pilati, E.; Lourenço-Gomes, M. C.; Castro, A. C. (2022). Educação em língua materna, Teoria Gerativa e Psicolinguística". In Maia, M. (Ed.) Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações. pp. 12-35. Contexto. | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-5541-200-0 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/91921 | - |
dc.description.abstract | [Excerto] Desde que Noam Chomsky, no final da década de 1960, propôs a Teoria Gerativa e a hipótese da Faculdade da Linguagem houve uma mudança de paradigmas na compreensão sobre as propriedades das línguas naturais, que passaram a ser vistas como o resultado de interações entre fatores biológicos e sociais. De acordo com essa hipótese, as línguas naturais fazem parte de uma dotação genética dos seres humanos, típica da espécie, que nos habilita a adquirir línguas na modalidade oral ou sinalizada, de forma natural, já na mais tenra infância. Considerando a postulação desse paradigma, diversas áreas do saber têm incluído, em seus pressupostos e métodos de pesquisa, as propriedades das línguas naturais como parte da mente/cérebro dos seres humanos. A Teoria Gerativa tem investigado essa hipótese por meio de modelos abstratos sobre a estrutura gramatical das línguas naturais, a Psicolinguística tem investigado as diversas áreas relacionadas ao processamento da linguagem e estudos neurocientíficos têm atestado locais no cérebro destinados ao funcionamento das línguas naturais e aos impactos dos processos de leitura e escrita na configuração cerebral. Apesar de todos esses avanços no campo científico, a maior parte dessas descobertas não tem chegado à educação básica e os métodos de ensino permanecem desconsiderando a faceta biológica das línguas naturais. [...] | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Contexto | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/CEEC IND 2017/CEECIND%2F04331%2F2017%2FCP1458%2FCT0008/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00305%2F2020/PT | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Psicolinguística | por |
dc.subject | Educação em língua materna | por |
dc.title | Educação em língua materna, Teoria Gerativa e Psicolinguística | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 12 | por |
oaire.citationEndPage | 35 | por |
dc.date.embargo | 10000-01-01 | - |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
sdum.bookTitle | Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações | por |
oaire.citationEdition | 1ª | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pilati_Lourenço-Gomes_&_Castro_2022_Cap_livro_EdContexto.pdf Acesso restrito! | 369,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |