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Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPilati, Eloisapor
dc.contributor.authorLourenço-Gomes, Maria do Carmopor
dc.contributor.authorCastro, Ana Carolina depor
dc.date.accessioned2024-06-19T15:50:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPilati, E.; Lourenço-Gomes, M. C.; Castro, A. C. (2022). Educação em língua materna, Teoria Gerativa e Psicolinguística". In Maia, M. (Ed.) Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações. pp. 12-35. Contexto.por
dc.identifier.isbn978-65-5541-200-0por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91921-
dc.description.abstract[Excerto] Desde que Noam Chomsky, no final da década de 1960, propôs a Teoria Gerativa e a hipótese da Faculdade da Linguagem houve uma mudança de paradigmas na compreensão sobre as propriedades das línguas naturais, que passaram a ser vistas como o resultado de interações entre fatores biológicos e sociais. De acordo com essa hipótese, as línguas naturais fazem parte de uma dotação genética dos seres humanos, típica da espécie, que nos habilita a adquirir línguas na modalidade oral ou sinalizada, de forma natural, já na mais tenra infância. Considerando a postulação desse paradigma, diversas áreas do saber têm incluído, em seus pressupostos e métodos de pesquisa, as propriedades das línguas naturais como parte da mente/cérebro dos seres humanos. A Teoria Gerativa tem investigado essa hipótese por meio de modelos abstratos sobre a estrutura gramatical das línguas naturais, a Psicolinguística tem investigado as diversas áreas relacionadas ao processamento da linguagem e estudos neurocientíficos têm atestado locais no cérebro destinados ao funcionamento das línguas naturais e aos impactos dos processos de leitura e escrita na configuração cerebral. Apesar de todos esses avanços no campo científico, a maior parte dessas descobertas não tem chegado à educação básica e os métodos de ensino permanecem desconsiderando a faceta biológica das línguas naturais. [...]por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Contextopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/CEEC IND 2017/CEECIND%2F04331%2F2017%2FCP1458%2FCT0008/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00305%2F2020/PTpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectPsicolinguísticapor
dc.subjectEducação em língua maternapor
dc.titleEducação em língua materna, Teoria Gerativa e Psicolinguísticapor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage12por
oaire.citationEndPage35por
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.bookTitlePsicolinguística: diversidades, interfaces e aplicaçõespor
oaire.citationEditionpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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