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https://hdl.handle.net/1822/91767
Título: | Um negócio de milhões e a invenção de novos hábitos alimentares: os supermercados, a comercialização de produtos ultraprocessados e ação política no Brasil |
Outro(s) título(s): | A business of millions and the invention of new food habits: supermarkets, the marketing of ultra-processed products and political action in Brazil |
Autor(es): | Ribeiro, Fernando Bessa Silva, Maria Zênia Tavares da Mascarenhas, Maria Paula de Vilhena |
Palavras-chave: | Hipermercados Ultraprocessados Escolhas alimentares Brasil Políticas públicas Hypermarkets Ultra-processed products food choices Public policy |
Data: | 2022 |
Editora: | Edições Húmus |
Resumo(s): | A questão alimentar ganha destaque no mundo globalizado, visto ser a alimentação essencial para manutenção da vida e a sua comercialização propiciar a interação global entre diferentes culturas. O desenvolvimento no campo, baseado no agronegócio e na
produção de commodities, é sustentado pela indústria de alimentos e intermediada pelosetor supermercadista. Assim, o aumento na produção com maior volume de matéria-prima destinado à indústria alimentar e as melhorias nas formas de distribuição
alargaram a disponibilidade de produtos ultraprocessados no Brasil. O texto analisa o
papel dos supermercados na comercialização de ultraprocessados e suas implicações
sociais, económicas e políticas no país, considerando a ação política, nomeadamente
as políticas públicas e as expressões de resistência. The food issue is highlighted in the globalized world, as it is essential food for the main-tenance of life and its commercialization provides a global interaction between differ-ent cultures. The development in the countryside, based on agribusiness and on the production of commodities, is supported by the food industry and intermediated by the supermarket sector. Thus, the increase in production with a greater volume of raw material destined for the food industry and the improvements in the forms of distribu-don, increased the availability of ultra-processed products in Brazil. The text analyzes the role of supermarkets in the commercialization of ultra-processed products and their social, economic and political implications in the country, considering political action, namely public policies and expressions of resistance. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91767 |
ISBN: | 978-989-755-753-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DS/CICS - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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