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dc.contributor.authorRibeiro, Fernando Bessapor
dc.contributor.authorSilva, Maria Zênia Tavares dapor
dc.contributor.authorMascarenhas, Maria Paula de Vilhenapor
dc.date.accessioned2024-06-12T13:21:11Z-
dc.date.available2024-06-12T13:21:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.isbn978-989-755-753-8-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91767-
dc.description.abstractA questão alimentar ganha destaque no mundo globalizado, visto ser a alimentação essencial para manutenção da vida e a sua comercialização propiciar a interação global entre diferentes culturas. O desenvolvimento no campo, baseado no agronegócio e na produção de commodities, é sustentado pela indústria de alimentos e intermediada pelosetor supermercadista. Assim, o aumento na produção com maior volume de matéria-prima destinado à indústria alimentar e as melhorias nas formas de distribuição alargaram a disponibilidade de produtos ultraprocessados no Brasil. O texto analisa o papel dos supermercados na comercialização de ultraprocessados e suas implicações sociais, económicas e políticas no país, considerando a ação política, nomeadamente as políticas públicas e as expressões de resistência.por
dc.description.abstractThe food issue is highlighted in the globalized world, as it is essential food for the main-tenance of life and its commercialization provides a global interaction between differ-ent cultures. The development in the countryside, based on agribusiness and on the production of commodities, is supported by the food industry and intermediated by the supermarket sector. Thus, the increase in production with a greater volume of raw material destined for the food industry and the improvements in the forms of distribu-don, increased the availability of ultra-processed products in Brazil. The text analyzes the role of supermarkets in the commercialization of ultra-processed products and their social, economic and political implications in the country, considering political action, namely public policies and expressions of resistance.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Húmuspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHipermercadospor
dc.subjectUltraprocessadospor
dc.subjectEscolhas alimentarespor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectHypermarketseng
dc.subjectUltra-processed productseng
dc.subjectfood choiceseng
dc.subjectPublic policyeng
dc.titleUm negócio de milhões e a invenção de novos hábitos alimentares: os supermercados, a comercialização de produtos ultraprocessados e ação política no Brasilpor
dc.title.alternativeA business of millions and the invention of new food habits: supermarkets, the marketing of ultra-processed products and political action in Brazileng
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Geografia Económica e Socialpor
sdum.bookTitleSociedade e Conhecimentopor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsErradicar a fomepor
Aparece nas coleções:DS/CICS - Capítulos de Livros

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