Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9150
Título: | A pedagogia de Jean-Jacques Rousseau: praxis, teoria e fundamentos |
Autor(es): | Martins, Custódia |
Orientador(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Data: | 19-Dez-2008 |
Resumo(s): | O presente trabalho, intitulado A Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau: praxis, teoria e
fundamentos, constitui a dissertação de Doutoramento em Educação, área de conhecimento de
Filosofia da Educação, apresentada pela autora à Universidade do Minho, e visa contribuir, posto
que modestamente, para o enriquecimento do campo teórico referente à pedagogia
rousseauneana. É composto por quatro capítulos, precedidos de uma introdução e seguidos de
conclusão e bibliografia.
Na introdução apresentam-se e fundamentam-se os objectivos da investigação,
justificando-se a metodologia usada e a forma como o trabalho foi estruturado.
O primeiro capítulo trata da vida do autor na perspectiva da educação, procurando
perceber de que modo esta foi determinante na formação do carácter e do pensamento de Jean-
Jacques Rousseau.
No segundo capítulo estuda-se a organização da obra de Rousseau, de acordo com os
diferentes períodos da sua produção e tendo em consideração as principais fontes das ideias
pedagógicas.
Quanto ao terceiro capítulo, é dedicado à apresentação e análise da teoria pedagógica do
autor, culminando no estudo do paradigma antropagógico rousseauneano.
Por fim, o quarto capítulo aborda os fundamentos filosóficos da teoria pedagógica
estudada no capítulo precedente, estruturando-se em três grandes divisões: Homem, Sociedade e
Deus.
Na conclusão foram enumeradas, capítulo a capítulo, as grandes ilações resultantes do
trabalho realizado, tendo em consideração os objectivos inicialmente propostos.
No que se refere à bibliografia, esta organiza-se em três partes: I. De Jean-Jacques
Rousseau; II. Sobre Jean-Jacques Rousseau; III. Complementar. The present work, The Pedagogy of Jean-Jacques Rousseau: Praxis, Theory and Foundations, is a dissertation presented to the University of Minho for a Doctoral Degree in Education, in the area of knowledge of Philosophy of Education. It aims at being a contribution, albeit modest, to the study and research field of Rousseau’s pedagogy. It is composed by four Chapters, predated by an Introduction and postdated by a Conclusion and a Bibliography. In the Introduction, the objectives and grounds of the research are presented, with a justification on the methodology used and structure of the work. The First Chapter is concerned with the author’s life from the perspective of education, endeavoring to understand in what fashion education was determinant for the formation of the author’s character and thought. In the Second Chapter a study is undertaken of the author’s work according to the different periods of its production having in view the main sources of his pedagogical ideas. The Third Chapter is dedicated to presentation and analysis of Rousseau’s pedagogical theory, with a highlight on the author’s anthropagogical paradigm. Lastly, the Fourth Chapter deals with the philosophical foundations of the pedagogical theory presented in the previous chapter, ordering it in three main divisions: Man, Society and God. In the Conclusion an enumeration is conducted, chapter by chapter, on the substance of the results drawn from the work undertaken having in view the objectives initially proposed. The Bibliography is organized in three parts: I. By Jean-Jacques Rousseau; II. On Jean- Jacques Rousseau; III. Complementary. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Educação (ramo de conhecimento em Filosofia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9150 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Custodia Alexandra Almeida Martins.pdf | Tese de Doutoramento | 2,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |