Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9150

TítuloA pedagogia de Jean-Jacques Rousseau: praxis, teoria e fundamentos
Autor(es)Martins, Custódia
Orientador(es)Casulo, José Carlos de Oliveira
Data19-Dez-2008
Resumo(s)O presente trabalho, intitulado A Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau: praxis, teoria e fundamentos, constitui a dissertação de Doutoramento em Educação, área de conhecimento de Filosofia da Educação, apresentada pela autora à Universidade do Minho, e visa contribuir, posto que modestamente, para o enriquecimento do campo teórico referente à pedagogia rousseauneana. É composto por quatro capítulos, precedidos de uma introdução e seguidos de conclusão e bibliografia. Na introdução apresentam-se e fundamentam-se os objectivos da investigação, justificando-se a metodologia usada e a forma como o trabalho foi estruturado. O primeiro capítulo trata da vida do autor na perspectiva da educação, procurando perceber de que modo esta foi determinante na formação do carácter e do pensamento de Jean- Jacques Rousseau. No segundo capítulo estuda-se a organização da obra de Rousseau, de acordo com os diferentes períodos da sua produção e tendo em consideração as principais fontes das ideias pedagógicas. Quanto ao terceiro capítulo, é dedicado à apresentação e análise da teoria pedagógica do autor, culminando no estudo do paradigma antropagógico rousseauneano. Por fim, o quarto capítulo aborda os fundamentos filosóficos da teoria pedagógica estudada no capítulo precedente, estruturando-se em três grandes divisões: Homem, Sociedade e Deus. Na conclusão foram enumeradas, capítulo a capítulo, as grandes ilações resultantes do trabalho realizado, tendo em consideração os objectivos inicialmente propostos. No que se refere à bibliografia, esta organiza-se em três partes: I. De Jean-Jacques Rousseau; II. Sobre Jean-Jacques Rousseau; III. Complementar.
The present work, The Pedagogy of Jean-Jacques Rousseau: Praxis, Theory and Foundations, is a dissertation presented to the University of Minho for a Doctoral Degree in Education, in the area of knowledge of Philosophy of Education. It aims at being a contribution, albeit modest, to the study and research field of Rousseau’s pedagogy. It is composed by four Chapters, predated by an Introduction and postdated by a Conclusion and a Bibliography. In the Introduction, the objectives and grounds of the research are presented, with a justification on the methodology used and structure of the work. The First Chapter is concerned with the author’s life from the perspective of education, endeavoring to understand in what fashion education was determinant for the formation of the author’s character and thought. In the Second Chapter a study is undertaken of the author’s work according to the different periods of its production having in view the main sources of his pedagogical ideas. The Third Chapter is dedicated to presentation and analysis of Rousseau’s pedagogical theory, with a highlight on the author’s anthropagogical paradigm. Lastly, the Fourth Chapter deals with the philosophical foundations of the pedagogical theory presented in the previous chapter, ordering it in three main divisions: Man, Society and God. In the Conclusion an enumeration is conducted, chapter by chapter, on the substance of the results drawn from the work undertaken having in view the objectives initially proposed. The Bibliography is organized in three parts: I. By Jean-Jacques Rousseau; II. On Jean- Jacques Rousseau; III. Complementary.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Educação (ramo de conhecimento em Filosofia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9150
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Custodia Alexandra Almeida Martins.pdfTese de Doutoramento2,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID