Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91498
Título: | Educação bilingue para pessoas surdas: do que estamos falando e como acontece no Brasil |
Outro(s) título(s): | Bilingual education for deaf people: what we are talking about and how it happens in Brazil Educación bilingüe para sordos: de qué hablamos y cómo sucede en Brasil |
Autor(es): | Jesus, Francislene Cerqueira de Almeida, Wolney Gomes Cruz-Santos, Anabela Miranda, Theresinha Guimarães |
Palavras-chave: | Educação Surdez Políticas públicas Bilinguismo Education Deafness Public policies Bilingualism Educación Sordera Bilingüismo |
Data: | Fev-2024 |
Revista: | Cuadernos de Educación y Desarrollo |
Resumo(s): | Este trabalho analisa questões referentes à educação de surdos no Brasil, postulada a partir de uma ideologia de ensino respaldada numa perspectiva bilíngue. Essa proposta educacional parte do princípio de uma política linguística que reconheça a Língua de Sinais como língua de instrução e de mediação entre surdos e ouvintes e o ensino de Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita. Objetivamos analisar as exigências da legislação brasileira no que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa, no segmento escrito, inserido na proposta de uma educação bilíngue. Esta é uma pesquisa documental, que analisa a legislação que respalda a educação bilingue para surdos no Brasil. This work analyzes issues related to the education of the deaf in Brazil, postulated from a teaching ideology supported in a bilingual perspective. This educational proposal is based on the principle of a linguistic policy that recognizes Sign Language as a language of instruction and mediation between deaf and hearing people and the teaching of the Portuguese language, in its written form. We aim to analyze the requirements of Brazilian legislation regarding the teaching of the Portuguese language, in the written segment, inserted in the proposal of a bilingual education. This is a documentary survey, which analyzes the legislation that supports bilingual education for the deaf in Brazil. Este trabajo analiza temas relacionados con la educación de sordos en Brasil, postulados desde una ideología docente apoyada en una perspectiva bilingüe. Esta propuesta educativa se basa en el principio de una política lingüística que reconoce la lengua de señas como lengua de instrucción y mediación entre personas sordas y oyentes y la enseñanza de la lengua portuguesa, en su forma escrita. Nuestro objetivo es analizar los requisitos de la legislación brasileña con respecto a la enseñanza de la lengua portuguesa, en el segmento escrito, inserto en la propuesta de una educación bilingüe. Esta es una encuesta documental, que analiza la legislación que apoya la educación bilingüe para sordos en Brasil. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91498 |
DOI: | 10.55905/cuadv16n2-040 |
ISSN: | 1989-4155 |
Versão da editora: | https://ojs.europubpublications.com/.../ced/qualiscapes |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jesus et al 2024.pdf | 247,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |